Arquivo

Pôr os vinhos da Beira Interior nas bocas do mundo

O Concurso de Vinhos da Beira Interior surgiu em 2008, juntando o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com o objetivo de promover e divulgar um setor pouco aproveitado, mas com grande potencial de crescimento devido à extensa reconversão de vinhas.

Com 79 vinhos a concurso, a primeira edição, realizada na Guarda, confirmou a evolução verificada nos últimos anos e, sinal dos tempos, premiou um dos muitos produtores engarrafadores que surgiram na região e ameaçaram o domínio das adegas cooperativas. A Quinta dos Termos, de João Carvalho, arrebatou quatro distinções, nomeadamente a de melhor vinho DOC da Beira Interior.

No ano seguinte, a sede do distrito voltou a acolher o evento, que premiou um branco da Quinta dos Currais, que arrecadou mais distinções. À prova estiveram 65 vinhos e, no final, Galhardo Simões, presidente do júri do concurso afiançava que o resultado era «muito encorajador» para os vitivinicultores da Beira Interior.

Em 2010, o Concurso mudou-se para Figueira de Castelo Rodrigo, onde o setor do vinho tem um peso determinante na economia local. A Quinta dos Currais voltou a conquistar o galardão reservado ao DOC, enquanto o Vista TN, da Aliança Vinhos de Portugal, foi considerado o melhor vinho regional. Nesta terceira edição, concorreram 74 vinhos. Este ano, o NERCAB – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco juntou-se ao NERGA e à CVRBI que levaram o concurso para a cidade albicastrense, onde a Quinta dos Termos ganhou novamente mais uma distinção, entre 54 vinhos a concurso.

Desde a sua instituição, o Concurso de Vinhos da Beira Interior contou com a participação de 272 vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes de adegas cooperativas e produtores engarrafadores. A área da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior inclui as sub-regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel.

Pôr os vinhos da Beira Interior nas bocas do
        mundo

Sobre o autor

Leave a Reply