Arquivo

Pop nacional em destaque em Valhelhas

Tudo a postos para o primeiro Festival da Serra da Estrela, onde actuarão, entre outros, os Mão Morta (na foto), Cool Hipnoise e The Legendary Tiger Man

Algumas das melhores bandas pop portuguesas da actualidade participam, de 3 a 5 de Junho, no primeiro Festival da Serra da Estrela, em Valhelhas, no concelho da Guarda. Mind Da Gap, Repórter Estrábico, Cool Hipnoise, The Legendary Tiger Man, Bunnyranch e Mão Morta vão suceder-se num grande palco no vale do Zêzere para um fim-de-semana que a organização promete ser «memorável».

A iniciativa partiu da Liga de Amigos de Valhelhas, no seio da qual um grupo de jovens tomou a seu cargo a concretização de um projecto com 18 anos. A disponibilidade e os apoios da Junta de Freguesia local, bem como do Sport Clube Vale do Zêzere, para além da parceria com a produtora Xinfrim Eventos Musicais, fizeram o resto e tornaram possível a vinda daquelas bandas para um evento que quer ser um palco privilegiado da nova música moderna portuguesa. A este cartaz de peso acresce o cenário natural proporcionado pelo parque de campismo, de merendas e a praia fluvial no Zêzere, argumentos e infraestruturas «sobejamente reconhecidas no meio turístico, aquém e além fronteiras», sustenta a organização, que espera acolher muita gente durante os três dias do festival. De resto, o campismo é grátis para quem adquirir um bilhete geral. Haverá ainda diversas actividades radicais, tasquinhas, uma feira de artesanato e animação de rua com gigantones, malabarismos e demais actividades a cargo de Sarrabekus. A música tradicional também não foi esquecida com os Bombos de Orjais, alguns concertos de grupos locais, enquanto a Fanfarra NemFáNemFum promete surpreender.

O recinto abre portas a meio da tarde de dia 3, cabendo ao hip-hop dos guardenses Urban Spirit estrear o palco pelas 22 horas. Seguem-se os Dealema, oriundos de Vila Nova de Gaia, um autêntico fenómeno de culto no panorama musical nacional. E como a noite é totalmente dedicada ao hip-hop português, os veteranos Mind Da Gap fecham a primeira sessão do Festival da Serra da Estrela. O grupo portuense chega cheio de energia após conquistar no ano passado um disco de prata (correspondente a vendas superiores a 10.000 unidades) com o álbum “Suspeitos do Costume”. Dia 4 actuam os Sloppy Joe e as suas sonoridades “world music”, antes dos inventivos Repórter Estrábico, que comemoraram recentemente 20 de carreira e editaram o álbum “Eurovisão”. A segunda noite encerra com os Cool Hipnoise, uma das melhores bandas nacionais dos últimos anos. Outros pesos-pesados chegam dia 5 para a última etapa deste festival. Começa-se com o criativo e surpreendente projecto The Legendary Tiger Man, o alter-ego de Paulo Furtado (ex-Tédio Boys e líder dos WrayGunn). Continua-se com o rock’n’roll dos Bunnyranch até ao clímax dos exuberantes Mão Morta. Ao programa estão ainda sessões “chillout” na sexta e sábado, com Dj St@rtix e Pasteleira Elektrik, aliás Álvaro Costa, respectivamente.

Os bilhetes estão à venda nos postos de turismo de Almeida, Belmonte, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, no IPJ da Guarda, em Valhelhas e nos dias de espectáculo. Variam dos 25 euros (para os 3 dias, com campismo grátis) aos 12,50 por dia. A organização decidiu distribuir 50 por cento das receitas do festival pela Cercig (Guarda), ACM (Covilhã), Casa Cristo Rei (Manteigas), Comissão Fabriqueira da Igreja e ESPVAL, ambas de Valhelhas.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply