Arquivo

Pontes de Esparguete armam-se esta tarde na UBI

Concurso “sensação” atribui este ano prémios monetários aos primeiros classificados

Pelo quarto ano consecutivo, o Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) volta a organizar esta tarde no pólo das Engenharias o concurso “Pontes de Esparguete”. O “concurso sensação” da instituição tem atraído cada vez mais os alunos e já inspirou os Politécnicos de Portalegre e de Leiria a realizarem iniciativas semelhantes este ano.

A prova, com início previsto para as 14h30, volta a testar as pontes construídas pelos estudantes apenas com massa esparguete e cola térmica tendo em vista ultrapassar o recorde estabelecido no ano passado, cuja ponte vencedora conseguiu suportar um peso superior a 30 quilos. A “Resistência” e o “Design” da estrutura serão as duas categorias a que os alunos poderão concorrer com os seus projectos, sendo que na primeira deverão suportar o maior peso possível e na segunda serão avaliadas pela estética, funcionalidade e exequibilidade. O principal objectivo do concurso continua a ser o incentivo das capacidades criativas dos alunos e permitir que estes consigam encontrar soluções engenhosas para os problemas. As pontes concorrentes deverão ter um comprimento que permita o seu assentamento num vão mínimo de 40 centímetros e não deverão exceder as 350 gramas de peso.

A ponte que aguentar o maior peso possível até ceder ganhará a prova. Anna Guerman, Humberto Santos, Carlos Fernandes e Paulo Fael irão avaliar as pontes nesta categoria, cujo peso será projectado numa tela à medida que se deita a areia para causar mais «espectacularidade» na plateia. Quanto às pontes concorrentes na categoria de “Design”, avaliadas pelo arquitecto Neves Dias, terão que aguentar apenas um peso de um quilo durante cinco segundos para serem aceites a concurso. Estas estruturas não podem utilizar qualquer outro material que não seja o esparguete comestível e cola térmica, aplicada até ao máximo de 10 milímetros, a partir das uniões do esparguete.

A organização mantém «boas expectativas» de adesão, refere o professor Humberto Santos, tanto mais que este ano explicaram no site “www.pontes-de-esparguete.ubi.pt” como construir uma ponte de esparguete sólida e resistente, com todos os cálculos e os procedimentos adequados para que a estrutura possa suportar grandes pesos. Além disso, os prémios são ainda mais aliciantes. Os três primeiros classificados da categoria de “resistência” receberão 150 euros, 50 euros e 25 euros, respectivamente, mas se o vencedor estiver inscrito em Mecânica Aplicada neste ano lectivo terá uma bonificação de dois valores na nota final. Na categoria de “Design”, o primeiro classificado receberá 100 euros e os restantes dois 50 euros e 25 euros, cada.

Sobre o autor

Leave a Reply