Arquivo

Ponte romana de Cótimos em risco de ruína

Um cidadão de Cótimos (Trancoso) denuncia uma situação que está a preocupar a população daquela localidade: a ponte romana sobre a ribeira de Cótimos encontra-se num elevado estado de degradação e pode ruir a qualquer momento.

Segundo António Lopes, tal estado deve-se «em grande parte à colocação do asfalto em cima do tabuleiro sem qualquer tipo de precaução, tendo sido usando um cilindro de elevada tonelagem». As obras, que decorreram «há alguns anos», foram da responsabilidade do município de Trancoso, sendo que a autarquia efetuou posteriormente «uma intervenção sem qualquer tipo de planeamento», que consistiu nos escoramentos em determinados locais das paredes laterais. Mas «o maior problema», segundo o mesmo residente, é que «há anos» que os habitantes da freguesia vêm alertando o presidente da Câmara de Trancoso e restante executivo», assim como os membros da Junta, mas sempre «sem êxito».

Comentários dos nossos leitores
bruno lopes bruno.lopes@uc.pt
Comentário:
O presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento afinou a um jornal local,”a ponte foi reabilitada por uma empresa especializada em conservação de estruturas de carácter historio”. Compre-me informar que não foi nenhuma empresa, foi o município de Trancoso que efectuou as obras coordenadas pelo sr. Eugénio Dias Ferreira. Veja-se que o tipo de reabilitação… que ao invés destrói.
 
Carlos Cabral carlosclf@iol.pt
Comentário:
Cumpre-me informar que não foi nenhuma empresa, foi o município de Trancoso que efectuou as obras (…). Veja-se que o tipo de reabilitação…
 
Luís Paradelas luisparadelas@gmail.com
Comentário:
Esta ponte encontra-se a funcionar como se nada houvesse. Quem serão os responsáveis se houver uma tragédia? O senhor presidente do município de Trancoso e os membros da Junta de Freguesia de Cótimos levarão muito que contar…
 
Luís Paradelas luisparadelas@gmail.com
Comentário:
Esta ponte encontra-se a funcionar como nada haja. Quem serão os responsáveis se houver uma tragédia? O senhor presidente do município de Trancoso e os membros a junta de freguesia de Cótimos, levaram muito que contar…
 
DiasFerreira eugeniodiasferreira@gmail.com
Comentário:
Conheço muito bem a interessante ponte. O seu estado de degradação tem-se vindo a acentuar, mas o mesmo começou aquando da exploração do urânio na serra de S. Pedro. Os camiões da então J.E.N., de elevada tonelagem, passavam, numa atitude irresponsável, sobre a velhinha ponte,tendo deixado sequelas já na altura bem visíveis.
 
João António jaloro@sapo.pt
Comentário:
Desculpas de mau pagador.
 

Ponte romana de Cótimos em risco de ruína

Sobre o autor

Leave a Reply