Arquivo

PJ da Guarda captura chinês procurado na Bélgica por tráfico de pessoas

Homem suspeito de pertencer a grupo que introduz ilegalmente cidadãos chineses na Europa para serem explorados como mão-de-obra

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda anunciou, na última segunda-feira, a detenção de um cidadão chinês, de 47 anos, sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades belgas, pelo crime de tráfico de pessoas.

De acordo com uma nota enviada às redacções, o homem «foi localizado aquando da realização de várias buscas a estabelecimentos comerciais e residências, levadas a cabo no âmbito do cumprimento de uma carta rogatória internacional». Fonte da PJ adiantou que o detido reside na zona de Braga e que se dedicava «há já algum tempo» a actividades comerciais, no âmbito das denominadas «lojas chinesas» e tinha «ligações» à região da Guarda. O homem era procurado pelas autoridades policiais da Bélgica por suspeita de integrar «um grupo que está indiciado de introduzir ilegalmente cidadãos chineses em território europeu, que depois seriam explorados como mão-de-obra», indicou a mesma fonte. O detido, que foi presente ao Tribunal da Relação de Guimarães, já foi extraditado para a Bélgica.

Sobre o autor

Leave a Reply