Arquivo

PJ apanha 60 mil euros falsos

E detém casal que terá pago pequenas compras com notas contrafeitas de 50 euros na Guarda, Belmonte, Covilhã e Fundão

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve, na semana passada, um casal, de 22 e 27 anos, pela presumível autoria do crime de passagem de moeda falsa na região da Beira Interior.

A dupla é suspeita de ter feito «várias passagens» de notas falsas na Guarda, Belmonte, Covilhã e Fundão. Na sua actuação, os detidos realizavam compras «de custos baixos» em estabelecimentos comerciais, que pagavam com notas falsas de 50 euros para terem o máximo de troco. «Transformavam dinheiro falso em verdadeiro», observou o coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ. Mário Bento disse ainda que foram apreendidas 31 notas de 50 euros falsas, sendo que 17 «estavam ainda na posse dos detidos».

Nesta operação, realizada com a colaboração da GNR do Fundão, a PJ também confiscou dois mil euros em moeda verdadeira e um automóvel de alta cilindrada, que o casal utilizava. Segundo aquele responsável, «dada a quantidade» de notas falsas apreendidas, existem indícios de que os detidos «estejam perto da fonte» emissora da moeda falsa, pelo que a Judiciária continua a investigar. «É uma contrafacção com alguma qualidade, pois já falsificava alguns elementos de segurança das notas», revelou o coordenador da PJ da Guarda, salientando que a adulteração «não é perceptível de imediato».

Sobre o autor

Leave a Reply