Arquivo

Pistas de esqui abrem no último fim de semana deste mês

Administrador da Turistrela prevê uma «boa época de esqui e de neve»

Numa altura em que as 500 camas disponíveis na Serra da Estrela para o final do ano estão esgotadas desde Outubro, a Turistrela prepara-se para abrir as pistas de esqui. Depois das últimas afinações, o administrador Artur Costa Pais prevê que a abertura da nova época aconteça já no último fim-de-semana deste mês para se prolongar até «fins de Abril», de modo a abranger a Páscoa.

O empresário confessa que este ano «não houve tempo para grandes investimentos». Ainda assim, está previsto o patrocínio da estância de esqui por parte de uma grande marca internacional, o que irá permitir «um conjunto de actividades na área da animação, dos eventos, do multimédia e novas tecnologias», adianta. Outra das novidades passa pela aposta inédita no “SnowPark”, um espaço dentro da estância destinado à prática do “snowboard”. Para além disso, as atenções da Turistrela viram-se ainda para o acompanhamento dos visitantes e amantes do esqui: «O pessoal foi reforçado e foram pensadas soluções para evitar as habituais filas morosas, por exemplo, na área de vendas de “forfaits”», garante o administrador. Também a vertente da formação vai continuar, com 22 monitores nas escolas de esqui e “snowboard”, geridas pela própria Turistrela. Quanto a expectativas, Artur Costa Pais prevê uma «boa época de esqui e de neve» devido não só às previsões climatéricas para este Inverno, mas também ao facto da Serra ter «grandes vantagens em relação a outros destinos de montanha», acredita. É que as estâncias funcionam «cada vez mais» com canhões de neve, que necessitam de muita água e temperaturas baixas, características que «a Estrela oferece naturalmente».

De resto, os últimos dias terão sido «um verdadeiro frenesim em matéria de contactos e reservas para a estância», assegura, acrescentando que a Serra continua a exercer um «grande poder de atracção turística». E a participação da Turistrela na primeira feira de neve realizada em Portugal, a “Exponeve 2005”, que decorreu de 28 a 30 de Outubro no Centro de Congressos de Lisboa, confirmou as expectativas de Costa Pais. Segundo a concessionária do turismo serrano, passaram perto de 45 mil pessoas num stand partilhado com a Região de Turismo, onde, para além da apresentação dos equipamentos existentes na pista de esqui, esteve ainda instalada uma mini-pista «que simulou as condições do tapete artificial existente no Skiparque de Sameiro». Quanto à época anterior, o administrador da Turistrela vai dizendo que «correu relativamente bem», apesar da pouca neve que caiu, factor que, de resto, terá provado que «sem os canhões, que garantiram 95 por cento da neve, o último Inverno teria sido caótico para a região em matéria de turismo», considera. O empresários garante, por outro lado, que os tradicionais problemas com o trânsito terão os dias contados: «Temos reunido com várias entidades no sentido de melhorar as estrutura existentes, e estou em condições de afirmar que não haverá qualquer problema neste Inverno», promete.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply