A Covilhã pode vir a ter um pólo de excelência, estrutura em que várias instituições trabalham em projectos comuns. O desafio foi lançado na última sexta-feira a Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, durante a inauguração do “call center” da Vodafone e Teleperformance.
Este centro de atendimento, situado no edifício do Mercado Municipal, representa um investimento de cerca de dois milhões de euros e a criação de 300 postos de trabalho numa primeira fase, podendo atingir os 500 até 2010. Sobre o pedido de Carlos Pinto, o governante reconheceu que o pólo de excelência pode ser uma oportunidade de desenvolvimento para a cidade, mas foi parco em explicações: «As candidaturas acabaram ontem [na passada quinta-feira], já tenho a lista e até 15 de Dezembro serão analisadas e os resultados anunciados», disse. Estas estruturas visam agregar uma série de instituições que, em conjunto, conseguem produzir mais riqueza do que trabalhando por si só, indicou Castro Guerra, referindo os exemplos de universidades, empresas e associações empresariais, entre outras.
O autarca covilhanense revelou ainda a existência de negociações com a Siemens para um possível investimento na cidade, que envolverá a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, mas não adiantou mais pormenores. Sobre o projecto da Vodafone, Teleperformance e Câmara da Covilhã, Castro Guerra salientou que «vai trazer mais oportunidades de emprego para os jovens» da região. Por seu turno, António Carrapatoso, presidente da Vodafone Portugal, destacou a «elevada qualidade e formação dos recursos humanos existentes nesta zona do país, designadamente no plano académico». Já Daniel Julien, presidente do grupo Teleperformance, destacou a importância da criação de «empregos com boa qualidade e dignidade» para os jovens da região. Neste centro, a Vodafone vai prestar serviços de atendimento telefónico, e-mail e “chat” aos seus clientes, prevendo-se que cerca de 10 por cento do volume de atendimento do serviço seja processado na Covilhã.
Ricardo Cordeiro