Arquivo

Pinhel celebra tradições

“Sabedoria Popular e Medicinas Alternativas” é o tema da 13ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas

Começa amanhã a 13ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas, em Pinhel, este ano subordinada ao tema “Sabedoria Popular e Medicinas Alternativas”. A inauguração oficial do evento, que decorre no Centro de Congressos e Exposições até domingo, está marcada para as 14h30.

À semelhança de anos anteriores, a filosofia do evento continua a ser o reviver das tradições de outros tempos, além da mostra de produtos e serviços oferecidos pelos agentes económicos da região e de outros pontos do país. Há 84 “stands” de artesãos credenciados, empresas, instituições, associações e outras colectividades, bem como 14 tasquinhas e restaurantes típicos. Este ano, a autarquia de Pinhel gastou 200 mil euros na organização do certame. Amanhã à noite actuam o Grupo Coral do Roque (Gouveias), o Grupo Coral de Pinhel e o Coro e Percussão da Academia de Música de Pinhel. Pedro Khime subirá ao palco às 23h30, no Pavilhão dos Espectáculos. A animação prossegue, a partir da uma da manhã, com a banda MUV.

No sábado, a feira abre às 10 horas, realizando-se um colóquio sobre “Sabedoria Popular e Medicinas Alternativas”, organizado em parceria com a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos da Beira Interior. Está ainda prevista uma arruada pelas Bandas Filarmónicas de Pinhel e Pínzio, que, à tarde, actuarão no recinto da feira. Para a noite está agendada o concerto dos Trovas da Beira, antes do afamado Rouxinol Faduncho, actuando o grupo Réplica no Pavilhão das Tasquinhas a partir da uma da manhã. No domingo à tarde realiza-se o tradicional desfile carnavalesco com a participação da comunidade escolar. Às 18 horas serão entregues os prémios do quinto concurso de fotografia “Objectiva Pinhel” e, pelas 21h30, actuam vários ranchos folclóricos. Um baile de Carnaval, com concurso de máscaras, encerra o programa.

Sobre o autor

Leave a Reply