Arquivo

PIB pode cair entre 1,2 e 2,4 por cento em 2013

Vítor Gaspar fez as contas com multiplicador orçamental de 0,8. Se for considerado o intervalo entre 0,9 e 1,7 do FMI, a recessão será mais grave do que a previsão de 1 por cento do Orçamento do Estado

Vitor Gaspar revelou ontem no Parlamento, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, que o Orçamento do Estado para 2013 tem implícito um multiplicador de 0,8. Ou seja, por cada euro de austeridade o produto interno bruto (PIB) cai 80 cêntimos. É um valor superior aos 0,5 normalmente utilizados mas, ainda assim, abaixo do novo intervalo do Fundo Monetário Internacional (FMI), que aponta para um valor entre 0,9 e 1,7 por cento.

Deste modo, caso se confirmem os multiplicadores do FMI, o PIB poderá cair entre 1,2 e 2,4 por cento. É o efeito na economia das novas medidas de austeridade que somam 1,5 por cento do PIB. O pacote total são 3,2 por cento mas parte estava já prevista e, por isso, ‘acomodada’ na anteiror previsão de PIB para 2013. Recorde-se que o governo prevê uma queda do PIB de 1 por cento no próximo ano.

Sobre o autor

Leave a Reply