Arquivo

PIB cai mais do que o previsto

O produto interno bruto caiu 3,2 por cento em 2012, acima das previsões do Governo e da troika.

A economia contraiu 3,2 por cento em 2012, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Só no último trimestre do ano, o produto interno bruto (PIB) caiu 3,8 por cento, devido ao contributo menos positivo da procura externa, com a descida menos acentuada das importações e a redução das exportações de bens e serviços.

«Em sentido oposto, a procura interna apresentou um contributo menos negativo para a variação homóloga do PIB, traduzindo sobretudo a redução menos expressiva do investimento», pode ler-se no relatório do INE da primeira estimativa para o PIB do quarto trimestre.

Face ao terceiro trimestre, a contração do PIB foi de 1,8 por cento. A quebra da economia no último trimestre só foi ultrapassada pela Grécia, que contraiu 6 por cento.

Já o PIB da zona euro caiu 0,6 por cento entre outubro e dezembro, face ao trimestre anterior, segundo os dados do Eurostat.

A quebra da economia em 2012 foi superior às previsões do Governo e da troika, que antecipavam uma recessão de 3 por cento, no âmbito da sexta avaliação do programa de ajustamento financeiro.

Sobre o autor

Leave a Reply