Peter Hammill vai regressar a Gouveia, em Maio, para participar no único festival português dedicado à música progressiva. A nona edição do Gouveia Art Rock está agendada para 30 de Abril e 1 de Maio no Teatro-Cine local. O líder dos míticos Van der Graaf Generator é o cabeça-de-cartaz do segundo dia.
Para este ano está já confirmada a participação dos britânicos Three Friends, fundado por Gary Green e Malcom Mortimore (ambos ex-Gentle Giant), dos belgas Aranis, que já actuaram no festival de 2008, e do seu compatriota Joris Vanvinckenroye com o projecto Basta!. O cartaz final, com oito concertos, será anunciado até ao final do mês, promete a organização, a cargo da empresa municipal Desporto, Lazer e Cultura de Gouveia (DLCG), com o apoio da autarquia. Como habitualmente, o evento deverá reunir nomes consagrados deste género musical e grupos menos conhecidos e uma selecção das variantes mais clássica e mais vanguardista do progressivo. O facto de ter assegurado a presença de Peter Hammill é já a garantia de mais um êxito para o Gouveia Art Rock, cujas edições anteriores têm esgotado com alguma facilidade semanas antes de acontecer.
Será a terceira vez que o britânico, que conta já com mais de 40 álbuns, vai pisar o palco do Teatro-Cine, onde se apresentou a solo em 2006. Regressou dois anos depois com os Van der Graff Generator, grupo marcante da história do rock sinfónico dos anos 70. Mas estes não são os únicos trunfos do currículo do Gouveia Art Rock, onde também já actuaram, entre outros, Robert Fripp (fundador dos King Crimson) e Steve Hackett (ex-guitarrista dos Genesis).