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Perfil das raparigas na área social, dos rapazes na investigação

Estudo de Cláudia Carriço na Escola

Durante o ano letivo 2010/11, a psicóloga clínica que esteve a efetuar estágio profissional na ESAA, Cláudia Carriço, realizou um estudo científico interno sobre tipos de personalidade vocacional, estilos de aprendizagem e mecanismos de defesa mentais, com alunos do 12º ano. Os resultados mais interessantes remetem para a congruência entre a área de estudos (Curso Cient. Hum. de Ciências e Tecnologias) e o tipo de personalidade vocacional e a diferença que ainda se verifica entre sexos a este nível, tendo os rapazes mais frequentemente um perfil do tipo investigador e as raparigas do tipo social.

Além disso verificou-se que há uma relação específica entre determinados estilos de aprendizagem (ou seja o modo como o sujeito apreende a informação e lida com ela utilizando recursos cognitivos) e a utilização preferencial de mecanismos de defesa mentais (que remetem para o modo como o indivíduo lida com conflitos emocionais). Assim, os rsultados deste trabalho sugerem que os processos cognitivos e emocionais estão interligados de forma intrínseca. Encontraram-se correspondências muito interessantes entre o modo como os sujeitos lidam com a informação e com os conflitos psíquicos, o que deixa entrever uma ponte entre a cognição e a emoção que seria importante estudar mais aprofundadamente em futuras investigações.

Tendo em conta estes resultados, sublinha-se o apelo para que os professores e todos os técnicos que trabalham com os alunos estejam atentos aos aspetos emocionais e à sua estabilidade psíquica e sinalizem todos os casos que considerem estar em risco e necessitem de ajuda especializada.

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