Arquivo

Peça de teatro junta portugueses e espanhóis

Ensaios de “Na(s)cer Cansado” estão a decorrer no Teatro Municipal da Guarda até 24 de Agosto

Uma peça de teatro interpretada por actores portugueses e espanhóis, que será representada nos dois países, está a ser encenada no Teatro Municipal da Guarda (TMG). Intitulado “Na(s)cer Cansado”, o espectáculo é produzido numa parceria da Junta de Castilla y Léon (Espanha) e da empresa municipal Culturguarda, que gere o TMG, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários denominada “Redes”.

O projecto contempla a realização de acções conjuntas como a peça de teatro que está em preparação, baseada na vida e obra de Henri Michaux, poeta, escritor e pintor belga (1899-1984). Luciano Amarelo, que deixou o Teatro Bruto e é o actual director artístico da Associação Terra na Boca (Porto), é responsável pela encenação. O naipe de actores é constituído pela portuguesa Margarida Gonçalves e pelos espanhóis Félix Moniz e Armando Villafañaz. O encenador considera que “Na(s)cer Cansado” é um espectáculo «livremente inspirado na vida e obra de Henri Michaux, em que o actor e o homem se fundem». Luciano Amarelo, natural da Guarda, acrescentou que dirigir actores de ambos os lados da fronteira está «a ser muito interessante» e que a peça tem «linguagem visual e física», podendo «circular a nível nacional e ibérico» sem problemas, porque «a língua não é uma barreira».

Já a actriz Margarida Gonçalves, do Porto, afirmou que esta experiência «é diferente» e que contracenar com colegas espanhóis é um desafio. «Gosto muito de trabalhar na área do teatro absurdo e o Luciano [Amarelo] proporciona muito isso», declarou. Por sua vez, o espanhol Félix Moniz também afirmou estar a gostar de participar no projecto e que o espectáculo, que será falado em português, espanhol e francês, vai «entender-se bem, tanto em Espanha como aqui [Portugal]». O outro actor, Armando Villafañaz, disse «gostar muito» da experiência, mas, devido à língua, «há momentos em que o trabalho resulta um pouco estranho». Os ensaios da primeira produção teatral do projecto “Redes” começaram a 1 de Julho e terminarão a 24 de Agosto. A peça será estreada em Setembro em Espanha, provavelmente em Salamanca, e depois no Festival de Teatro da Guarda – “Acto Seguinte”, com dois espectáculos agendados para 17 e 19 desse mês.

Ensaios de “Na(s)cer Cansado” estão a decorrer no Teatro Municipal da Guarda até 24 de Agosto

Peça de teatro junta portugueses e espanhóis

Sobre o autor

Leave a Reply