Arquivo

Paulo Costa notável no Nacional de Semi Rápidas

Xadrezista de Seia foi quarto, atrás dos melhores jogadores nacionais da actualidade

Paulo Costa (CX Seia) foi o melhor representante da região nos Nacionais de Semi Rápidas ao classificar-se no quarto lugar. O campeonato disputou-se no fim-de-semana em Montemor-o-Velho e foi ganho pelo GMI Luís Galego. A comitiva do distrito da Guarda foi composta por Manuel Martins, Rui Encarnação, Artur Silva (GX Guarda), Paulo Costa e Jorge Bastos (CX Seia), cinco dos maiores valores dos dois clubes que participaram na competição por iniciativa própria. Contudo, o saldo final é modesto.

Salvaram-se as prestações de Paulo Costa e Manuel Martins, que entraram ambos na última jornada muito bem posicionados mas o sorteio emparceirou-os no jogo derradeiro e ditou a descida na classificação de um deles. O xadrezista de Seia ganhou e conquistou um notável 4º lugar (7 pontos em 9 jogos), logo atrás dos três melhores jogadores nacionais da actualidade, o GMI Luís Galego (vencedor da prova), o actual campeão nacional MF Fernando Diogo (segundo classificado), ambos do Boavista, e o ex-campeão nacional MI António Fernandes (Caneças) em 3º lugar. Já Manuel Martins foi relegado para o 21º lugar, com 6 pontos, o que é muito bom se atentarmos a que participaram no campeonato 136 xadrezistas de todo o país. Os restantes foram mais modestos. Bastos terminou em 36º lugar, enquanto Rui Encarnação e Artur Silva não se classificaram nos 30 primeiros lugares. No domingo disputa-se o Nacional de Jovens por Equipas em Semi Rápidas desconhecendo-se se o GX Guarda irá fazer-se representar. Certa é já a ausência dos guardenses na Taça dos Clubes Campeões Europeus, que começa sábado e prolonga-se até 5 de Outubro na Ilha de Creta (Grécia). A prova vai juntar mais de 400 jogadores (entre masculinos e femininos), em representação de mais de 40 países. A participação do Grupo de Xadrez da Guarda, bi-campeão nacional em 2002 e 2003, não é viável devido à despesa envolvida e à falta de disponibilidade dos xadrezistas. Por cá, disputa-se no sábado o III Open do CCD Rodrigo, na Covilhã. Trata-se de um torneio a disputar em cinco sessões de jogos de 15 minutos para cada jogador. As inscrições para este torneio, a iniciar pelas 14 horas, poderão ser feitas através do E-Mail info@axcb.com

ou pelo telemóvel 939620528 (Fernando Gouveia). Entretanto, Edgar Pereira (ADE) sagrou-se campeão distrital de Castelo Branco em Semi Rápidas. André Belo (ACD Carapalha) foi segundo, seguido de um lote de três xadrezistas da Estação, Fernando Gouveia (3º), Dominik Wegrzin (4º) e Ricardo Rei (5º).

Sobre o autor

Leave a Reply