Arquivo

Passos avisa PSD: As nomeações vão mudar

«Não podemos repetir os erros do passado», foi o aviso de Pedro Passos ao Conselho Nacional do PSD, realizada anteontem, onde usou o exemplo do Governo para deixar ao partido uma espécie de nova versão do “No jobs for the boys”.

O líder social-democrata anunciou que os ministros não poderão fazer nomeações para altos cargos da administração pública – directores-gerais, presidentes de institutos e afins – antes de estarem mudadas as regras de acesso (num sentido mais restritivo). O que não acontecerá antes de 45 dias. Construir «uma nova sociedade» de «exigência e rigor» foi a prioridade apontada por Passos aos conselheiros do PSD. A quem pediu uma estreita colaboração entre partido e Governo. Entretanto, Matos Rosa é o novo secretário-geral do partido. O homem que ocupou o cargo interinamente desde que Miguel Relvas saiu para o Governo foi a escolha de Passos para substituir Relvas em definitivo. Num registo de «separação Governo/partido» – disse Passos cá fora aos jornalistas – mas em estreita colaboração entre ambos – segundo disse lá dentro, aos conselheiros.

Antes da reunião, Pedro Passos teve um encontro restrito com os presidentes das distritais do PSD, num primeiro sinal de que a gestão partidária em tempos de governação muito difícil vai ser vital para o próprio Governo. À entrada para a reunião, o líder social-democrata e primeiro-ministro comentou a baixa do rating da Irlanda para “lixo” dizendo que «é estranho que ainda não tenha sido criada uma agência de notação europeia».

Passos avisa PSD: As nomeações vão mudar

Sobre o autor

Leave a Reply