Arquivo

Passagem de nível da Quinta das Bertas automatizada

No ano passado morreram duas pessoas naquele cruzamento situado nas proximidades da estação de comboios da Guarda

Desde sábado que a passagem de nível da Quinta das Bertas, na Sequeira (Guarda), na Linha da Beira Alta – onde morreram duas pessoas no ano passado e têm ocorrido vários acidentes – funciona de forma automatizada.

Situada nas proximidades da estação de comboios da Guarda, esta passagem de nível cumpria os requisitos de segurança determinados no Regulamento de Passagens de Nível da REFER, mas a empresa decidiu incluí-la no plano de ações e procedeu à sua automatização «tendo em conta o aumento do seu tráfego rodoviário, e após avaliação de risco». Em comunicado a REFER, adianta que o local foi dotado com sinalização luminosa, sonora e meias barreiras, «encontrando-se ainda em estudo, com o município da Guarda, uma solução que permita no futuro a sua supressão, bem como das restantes passagens de nível do concelho». Concluídos estão também os trabalhos de automatização da passagem de nível da Cerdeira, no concelho do Sabugal.

Estas duas intervenções na linha da Beira Alta implicaram um investimento de cerca de 220 mil de euros, tendo os trabalhos sido desenvolvidos por meios internos do grupo REFER e pela Thales Portugal. As obras foram realizadas no âmbito do Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível, que a empresa tem em curso desde 1999, e que já permitiu suprimir mais de 65 por cento das passagens de nível existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros.

REFER colocou sinalização luminosa, sonora e meias barreiras na via

Sobre o autor

Leave a Reply