Arquivo

Páscoa celebrada na região

Tradições marcam quadra pascal um pouco por toda a região nos próximos dias

Os ritos da Páscoa estão enraizados um pouco por toda a região, com diversas celebrações religiosas à volta do julgamento, paixão e morte de Jesus Cristo.

As celebrações da Semana Santa em Figueira de Castelo Rodrigo começaram na segunda-feira, com a bênção dos ramos e prolongam-se até domingo. Esta noite, pelas 20h30, na igreja paroquial há uma missa vespertina da Ceia do Senhor, Lava-Pés e a Trasladação do Santíssimo Sacramento. Este dia pretende lembrar a última ceia de Jesus com os doze apóstolos, em que também se instituiu a Eucaristia. Amanhã, na denominada Sexta-Feira da Paixão, os cristãos celebram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, realizando-se uma missa e, pelas 17 horas, a procissão da Via Sacra, que se inicia com o “Cântico da Verónica”, aquela que limpou o rosto de Cristo. Ainda em Figueira de Castelo Rodrigo, após a missa de domingo, realiza-se a visita Pascal.

Organizado pelo Grupo Dramático da empresa municipal Falcão, Pinhel acolhe uma teatralização dos últimos momentos da vida de Cristo. Esta noite, às 21h30, terá lugar a Via Sacra pelas ruas da cidade e, amanhã, o Enterro do Senhor no castelo (21h30). Além das personagens principais, esta recriação envolve grande parte da comunidade local. Em Vide-entre-vinhas, no concelho de Celorico da Beira, a tradição pascal começa hoje, pelas 19 horas, com a celebração da missa comemorativa da instituição da Santíssima Eucaristia, seguindo-se a Via Sacra pelas ruas da freguesia. Na Boidobra, concelho da Covilhã, terá lugar o Cantar dos Martírios, organizado pelo rancho folclórico local. O cântico religioso realiza-se esta noite, a partir das 22 horas, na Rua de Santo André. Trata-se de uma tradição que tem por base cantares de todo o sofrimento, agonia e martírio de Cristo na cruz. Cada verso narra o sofrimento de cada parte do corpo, do cabelo aos pés. No Fundão, está a decorrer a tradicional “Quadragésima – Ciclo de tradições da Quaresma do Fundão”, que engloba um conjunto de manifestações religiosas e culturais em torno da Páscoa. Procissões e vias sacras decorrem por todo o concelho, até à próxima segunda-feira.

Rafael Mangana

Páscoa celebrada na região

Sobre o autor

Leave a Reply