Arquivo

Parlamento Europeu consulta cidadãos sobre reforma da PAC

E Comissão Europeia pede contributos para ajudar a definir a agenda política para os próximos anos e a modelar o futuro da Europa

O Parlamento Europeu (PE) está a consultar os cidadãos sobre a Política Agrícola Comum (PAC), através de um questionário que pode ser respondido na internet.

O PE quer saber a opinião dos europeus sobre questões como a produção agrícola sustentável, os excedentes, os subsídios ou a qualidade dos alimentos que consumimos. O questionário está disponível em português no endereço www.food4.eu/pt e pode ser respondido por todos os cidadãos, sem necessidade de um conhecimento prévio da política agrícola da UE. O site disponibiliza também informação de contexto sobre a política. A PAC foi adotada em 1962, com o objetivo de incentivar o aumento da produtividade agrícola numa Europa devastada pelos anos de guerra e garantir um fornecimento alimentar estável e em segurança. Ao longo dos anos foram feitas várias reformas com o objetivo de evitar a produção de excedentes e de desenvolver uma agricultura mais sustentável.

Entretanto, a Comissão Europeia (CE) está a promover uma consulta junto dos seus cidadãos com vista a ajudar a definir a agenda política para os próximos anos e a modelar o futuro da Europa. Até 9 de setembro, todos os europeus podem partilhar os seus pontos de vista sobre “Como gostaria que a União Europeia evoluísse no futuro próximo? Em que tipo de União Europeia gostaria de viver em 2020?”, por exemplo. Os contributos recebidos alimentarão diretamente a agenda política da CE para os próximos anos e constituirão a base para o relatório sobre a cidadania da UE de 2013, que será apresentado em 9 de maio de 2013, no Dia da Europa do próximo ano. De resto, na sequência de uma proposta da Comissão, 2013 deverá ser o Ano Europeu dos Cidadãos.

Até agora, mais de 5 500 cidadãos da UE participaram numa das maiores consultas da história da União, realizada através da Internet, sobre os direitos dos cidadãos e o futuro da Europa. O questionário pode facilmente ser preenchido em http://ec.europa.eu/justice/opinion/your-rights-your-future/index_pt.htm.

Sobre o autor

Leave a Reply