Arquivo

Parceiro para as Caldas da Cavaca no final do mês

A Aguiar da Beira Termas e Turismo, EEM, vai formar empresa com privados concluir parque termal

Será conhecido no final deste mês o parceiro privado que vai relançar o projecto do parque termal das Caldas da Cavaca. O aviso de procedimento para a selecção foi publicado na segunda-feira em “Diário da República”, pela ABTT – Aguiar da Beira Termas e Turismo, EEM. As propostas devem ser entregues até 28.

O objectivo é criar, com aquela empresa municipal, uma sociedade comercial de capitais minoritariamente públicos para a concepção, construção, instalação, manutenção, exploração e conservação de equipamentos e infraestruturas do complexo da Cavaca e a requalificação das envolventes urbanas. Segundo o documento, «o procedimento destina-se a escolher uma entidade com capacidade técnica e financeira para participar no capital social da empresa, que terá valor mínimo de 100 mil euros», e cujo prazo mínimo de duração é de 27 anos. A candidatura «mais vantajosa» será escolhida tendo em conta, principalmente, o plano estratégico e de desenvolvimento do projecto, o acordo de accionistas e de cooperação técnica e financeira proposto, além dos prazos, planos de execução e estrutura financeira do candidato, entre outro factores.

Desta parceria público-privada vai depender a obra das Termas da Cavaca, que inclui a construção de um hotel, a recuperação dos edifícios, um campo de ténis, um polidesportivo e a requalificação paisagística. Os trabalhos estavam inicialmente avaliados em cerca de 15 milhões de euros. «A requalificação das Caldas da Cavaca é um equipamento importante e estruturante do nosso concelho e até desta região. Mas só será viável através desta parceria público-privada, porque a autarquia não dispõe das verbas necessárias ao investimento», já disse Fernando Andrade, autarca local. Actualmente só o balneário termal está concluído, tendo a autarquia investido cerca de um milhão de euros, mas ainda não reunirá todas as condições legais para funcionar, o que poderá ficar resolvido este ano. As Caldas da Cavaca ocupam cerca de 100 hectares e situam-se a cinco quilómetros da sede do concelho. O Conselho de Administração da ABTT é presidido por José Alberto Nunes e Lopes Tavares, também vice-presidente do município.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply