Arquivo

Ourives com manual de boas práticas

Forças policiais vão passar a conhecer os profissionais que vendem ouro nas feiras

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai elaborar um manual de boas práticas para os ourives que vendem ouro nas feiras, que recentemente têm sido vítimas de assaltos.

A Federação Nacional das Associações de Feirantes (FNAF) reuniu-se, na passada sexta-feira, com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, para dar conta da insegurança que envolve estes profissionais, cuja actividade tem muita tradição no Norte e Centro do país. No final da reunião, a advogada da FNAF, Carla Madeira, revelou que o ministro se comprometeu a elaborar um manual de boas práticas para ser distribuído junto dos ourives. Este documento integrará normas e conselhos que devem ser seguidos. Ter o número da polícia sempre presente, não fazer diariamente o mesmo percurso, vigiar as cargas e as descargas e como reagir perante determinada situação são alguns dos conselhos fornecidos.

Além do manual, Rui Pereira também adiantou aos responsáveis da federação que os polícias do Norte e das Beiras, zonas mais afectadas, vão estar «mais próximos» dos ourives. A advogada da FNAF sublinhou que este reforço policial passa pela «troca de informação e por uma maior interacção». As forças policiais vão também passar a conhecer os ourives que vendem ouro nas feiras, disse, sublinhando que estas medidas vão ser concretizadas brevemente. A FNAF está preocupada com o que considera uma «onda» de assaltos, situação que está a levar muitos destes ourives a abandonar a actividade ou a dedicarem-se à venda de outros produtos nas feiras.

Sobre o autor

Leave a Reply