Arquivo

Os últimos produtores de queijo Serra da Estrela na Guarda

Fotografias de Monteiro Gil e Fernando Curado Matos no Paço da Cultura homenageiam os últimos pastores e queijeiras do concelho

A produção de queijo Serra da Estrela no concelho da Guarda é o tema de uma exposição fotográfica de Monteiro Gil e Fernando Curado Matos a inaugurar hoje, ao final da tarde, na galeria de arte do Paço da Cultura.

“Leite, cardo e mãos frias – O queijo Serra da Estrela no Concelho da Guarda”, cujo catálogo será lançado na sessão inaugural, pretende ser uma homenagem a pastores, queijeiras e aos que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o mais afamado queijo português «a partir de leite, cardo e “mãos frias”». Produzido há séculos na região, o queijo Serra da Estrela conta actualmente com poucos produtores no município da Guarda. «Era por isso premente registar o seu trabalho árduo e moroso, a dedicação, os métodos de trabalho, os rostos e as mãos», adiantam os autores na apresentação da exposição. No mesmo dia será também inaugurada a mostra “Anos a Fio”, com as rendas e bordados de Maria Dulce Tavares. Curiosa e autodidacta, a artista executa na perfeição trabalhos em linho usando técnicas como o Ajour, Bainhas Abertas, Rendas, entre outras. Estas exposições estão patentes até 29 de Agosto e podem ser visitadas de segunda a sábado, das 14 às 19 horas e das 21 às 23 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply