Arquivo

Os trunfos do TMG

Exposição de Maria Oliveira e concerto de José Mário Branco abrem programação diversificada e de qualidade

A programação do primeiro trimestre de actividade do futuro espaço cultural da Guarda inclui espectáculos de ópera, teatro, dança contemporânea, jazz, cinema e artes plásticas. Maria Oliveira tem a primazia de abrir o espaço no domingo com uma exposição de pintura e escultura, a cultura acontecerá depois de forma sistemática e diversificada, sempre com o selo da qualidade.

A programação é de resto um dos primeiros trunfos do TMG. Das propostas agendadas, destaque para dois espectáculos de dança contemporânea pelo Ballet Gulbenkian na próxima semana, ou o ciclo “Jazz nas Alturas”, em Maio, em que participam, entre outros, o Bernardo Sassetti Trio e o Anthony Braxton Trio. Um mês marcado também pela estreia do teatro, com duas produções do Teatro da Trindade, e a ópera “La Traviata”, pela Companhia Lírica Siglo XXI (Espanha). Em Junho, acontecem uma peça de O Bando, uma exposição de pintura de Júlio Resende, a música estonteante dos espanhóis El Bicho e a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Pelo meio, estão previstas diversas actividades (cinema, música e teatro) no pequeno auditório e café-concerto. «A nossa programação vai criar grandes expectativas na região, até do outro lado da fronteira. Temos muito melhores condições que as cidades vizinhas e contamos com o efeito surpresa e a qualidade da nossa programação para atrair público dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu», garante Américo Rodrigues.

Tanto assim que alguns espectáculos estão quase esgotados devido ao elevado número de pedidos de reservas, caso das produções do Ballet Gulbenkian (28 e 29 de Abril) e dos concertos de Bernardo Sassetti e Anthony Braxton no Jazz nas Alturas – Festival Internacional de Jazz da Guarda. Esgotado está já a peça “Fungágá da Bicharada”, pelo Teatro da Trindade, enquanto o concerto de José Mário Branco, de entrada livre, agendado para a noite de segunda-feira, viu “voar” 300 bilhetes no espaço de uma hora na Livraria Municipal, onde ainda podem ser solicitados. Tudo isto vai decorrer no grande auditório, mas ao lado haverá igualmente cinema de qualidade três vezes por semana, em colaboração com o Cineclube da Guarda. Já o espaço do café-concerto apresentará pequenos espectáculos de poesia, contos populares, música e cabaret. O complexo vai ainda dispor de um serviço educativo, dirigido por Victor Afonso, que trabalhará com crianças, idosos e deficientes, promovendo oficinas temáticas e visitas guiadas aos bastidores por um actor.

Sobre o autor

Leave a Reply