Arquivo

Os segredos da Sé revelados pelo cavaleiro Pedro

Visitas encenadas ao “ex-libris” da Guarda começaram anteontem e decorrem até ao final de agosto

O cavaleiro Pedro é um dos cicerones que revela os segredos e conta as histórias da Sé Catedral da Guarda, no âmbito das visitas encenadas àquele Monumento Nacional.

A iniciativa começou anteontem no “ex-libris” da cidade, uma das mais antigas, bonitas e imponentes, mas também misteriosas, catedrais de Portugal. Os visitantes podem contar com uma verdadeira viagem no tempo e na imaginação à volta do retábulo de João de Ruão, dos escudos armilares, das gárgulas e outros recantos escondidos do templo. Também poderão ouvir o famoso órgão de tubos e outras fábulas servidas com uma pitada de humor e história a sério. O texto deste segundo capítulo das visitas encenadas é de Pedro Dias de Almeida, com encenação de António Terrinha e interpretação de Miguel Moreira e André Amálio que, em períodos diferentes, guiarão o público por esta visita à Catedral. O projeto “Passos à volta da memória” tem conceção e coordenação geral de Américo Rodrigues.

As visitas decorrem até 31 de agosto, de terça a sexta-feira, com sessões duplas às 10h30 e 16 horas. Já aos sábados haverá uma única visita, agendada para as 17h30. Em cada sessão será distribuído aos visitantes o “Esboceto histórico-artístico da Sé Catedral da Guarda”, uma monografia da autoria do historiador de arte João Paulo Martins das Neves. Os interessados em conhecer melhor a Sé não precisam de se inscrever, basta estar no local às horas estabelecidas. Contudo, a organização aconselha os grupos a marcarem previamente as visitas através do telefone 271/205240. Recorde-se que a iniciativa surge no seguimento de “Passos à volta da memória – Uma visita ao Centro Histórico da Guarda” que a Culturguarda promoveu em 2010 com grande êxito, também com a parceria da autarquia.

Esta incursão tem ainda o apoio da Diocese da Guarda e do Ministério da Cultura, numa atividade concretizada no âmbito do Projeto de Teatralização do Centro Histórico, fruto da candidatura “Política de Cidade – Parcerias para a Regeneração Urbana Eixo 2 – Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos” e através do Programa Mais Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Os segredos da Sé revelados pelo cavaleiro
        Pedro

Sobre o autor

Leave a Reply