Arquivo

«Os rotários estão cá para ajudar no que for necessário»

Cara a Cara – Entrevista

P – Qual é o espírito do Rotary Clube?

R – O Rotary Internacional foi a primeira organização de serviços do mundo e é constituído por mais 32.800 clubes em 168 países. Os seus membros formam uma vastíssima rede de líderes profissionais e empresários, que, voluntariamente, dão do seu tempo e das suas aptidões para o serviço das comunidades. O Rotary tem um lema aglutinador que é «dar de si antes de pensar em si». Neste momento o movimento tem no seu conjunto mais de 1,2 milhões de pessoas, que têm por base um forte companheirismo.

P – Quantos rotários temos no país?

R – Actualmente existem 3.700 rotários distribuídos por, sensivelmente, 151 clubes. Em Portugal estamos divididos por dois distritos rotários, o 1960, que engloba todos os clubes do Centro-Sul, Sul e Ilhas, e o distrito 1970, que abrange 82 clubes no Centro-Norte e Norte do país.

P – Sendo uma associação de cariz humanitário, quais são as áreas apoiadas pelo Rotary Clube?

R – Os rotários procuram fazer o levantamento das necessidades das suas comunidades e finalizar situações onde podem actuar, dando dessa forma resposta a algumas dessas mesmas necessidades. A nível local, os rotários têm desenvolvido projectos no âmbito da saúde, através de bancos de material humanitário, como cadeiras de rodas, canadianas, camas articuladas. É nesse sentido que também se fazem rastreios visual, de diabetes e tensão arterial. Mas também actuamos ao nível da alfabetização, desenvolvendo projectos e procurando reconhecer o mérito aos melhores alunos de cada localidade, para além de promover acções de sensibilização e prevenção rodoviária. Bolsas de estudo para jovens carenciados poderem prosseguir os seus estudos e campanhas de sensibilização ambiental são outros dos âmbitos dos clubes.

P – As pessoas aderem facilmente ao Rotary Clube?

R – À partida, um rotário é uma pessoa extremamente ocupada e é, também, uma referência na comunidade. Porque deve ser uma pessoa muito honesta e com muitos princípios éticos, que é algo que defendemos com muita convicção. Portanto, antes de um possível rotário ser convidado é muito importante que se possa ter em atenção esse factor. Mas, sendo pessoas muito ocupadas, levá-los a aderir ao movimento não é tão fácil quanto gostaríamos.

P – Quais são as principais funções do Governador?

R – O Governador rotário, eleito para um mandato de um ano, tem como principal missão motivar os clubes para a prestação de serviços à comunidade. Durante o ano rotário tem de fazer uma visita oficial e obrigatória a todos os clubes, durante a qual se faz uma avaliação do trabalho prestado. A função do Governador é fundamentalmente liderar o distrito, procurando que os responsáveis por cada clube sejam motivados para um ano de realizações.

Sobre o autor

Leave a Reply