Arquivo

Os geradores de emprego e riqueza na região

Nesta edição, apresentamos o ranking das 50 maiores empresas dos distritos de Castelo Branco e da Guarda. São as 50 empresas que mais faturaram em 2014, nos respetivos distritos, de acordo com os dados oficiais e plasmados nas respetivas contabilidades (publicadas na IES – Informação Empresarial Simplificada, à data de 31 de dezembro de 2014).

Esta é a primeira vez que um jornal da região apresenta um ranking com os números reais de faturação, resultados líquidos, vendas para o estrangeiro e número de empregados. É uma informação relevante e de grande interesse, não tanto para o cidadão comum que não tem necessariamente interesse em conhecer a dimensão e caraterísticas das empresas da região, mas essencialmente para percebermos as caraterísticas do tecido empresarial, as dinâmicas de crescimento ou emagrecimento das empresas, a vitalidade de sectores, a realidade da economia e do trabalho na região. Num tempo de crise, em que a retoma tarda e o crescimento teima em ser abaixo dos dois por cento, conhecer os motores da economia regional permite analisar, comentar e até perspetivar de forma mais próxima e séria o que pode ou deve ser feito pelo desenvolvimento da região – porque sem empresas não há dinamismo económico, não se cria emprego e não se gera riqueza.

A Coficab é a maior empresa da Beira Interior em vendas, com 184 milhões de euros de faturação (mais 50 milhões que a seguinte, a Danone). Com 419 trabalhadores, a empresa situada em Vale de Estrela, já era em 2013 a maior da região quanto a vendas e destacou-se como empresa exportadora. Em entrevista que publicamos nesta edição, João Cardoso, o líder da Coficab Portugal, explica algumas das razões da dimensão da empresa e apresenta as ideias que suportam a estratégia para os próximos anos, uma estratégia de crescimento sustentado e aposta no centro de investigação e desenvolvimento. Depois do encerramento da Delphi (que chegou a ter três mil trabalhadores há dez anos na Guarda), a Coficab assumiu-se como a maior empresa da Guarda e, para isso, também muito contribuiu a qualidade e formação de muitos quadros que passaram e cresceram na Delphi e que, com a superior liderança de João Cardoso, contribuíram para a extraordinária afirmação da empresa. A Coficab é também a maior exportadora, com vendas para o exterior de 172 milhões de euros.

Quanto ao emprego, os maiores empregadores são as empresas de saúde. A ULS Guarda é quem tem mais trabalhadores na Beira Interior, 1.663 trabalhadores entre o Hospital da Guarda, o de Seia e os centros de saúde do distrito, e faturou, em 2014, 85 milhões de euros. Depois vem o Centro Hospitalar da Cova da Beira com 1.331 trabalhadores e 51 milhões de faturação. E o terceiro empregador é a ULS de Castelo Branco com 1.190 trabalhadores, e uma faturação de 66 milhões de euros.

De destacar ainda que, apesar de a indústria ter um peso relevante neste ranking e de os serviços também evidenciarem peso, especialmente no emprego, são as empresas de comércio e distribuição que registam maior dinamismo económico.

Luís Baptista-Martins

Sobre o autor

Leave a Reply