Arquivo

«Os dez anos do CEI são uma surpresa»

«Não podia imaginar que essa simples sugestão se pudesse ter transformado num centro que já tem uma história», disse Eduardo Lourenço

Eduardo Lourenço considerou ser «uma surpresa» os dez anos de actividade do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), que sugeriu em 2000, na Guarda, com o objectivo de aprofundar o diálogo e o conhecimento sobre a Ibéria. O repto foi aceite pelas Universidades de Coimbra e Salamanca, juntamente com a Câmara da Guarda, a que se juntou mais recentemente o IPG.

«Não podia imaginar que essa simples sugestão se pudesse ter transformado num centro que já tem uma história», disse o pensador na cerimónia comemorativa da passada sexta-feira. Para Eduardo Lourenço, «é magnífico que seja uma pequena cidade a ter essa coragem que eu não teria para levar a ideia para a frente», admitindo que nesta década o CEI teve um «contributo importante» no aprofundar do diálogo cultural entre Portugal e Espanha. Já Rodriguez Ibarra, ex-presidente da Junta da Extremadura, outro participante no colóquio “A Ibéria e o diálogo cultural”, sublinhou que os dois países têm muitas diferenças, mas que estas não são entraves para uma aproximação que será «profícua e benéfica para ambos». Por sua vez, Jorge Sampaio, que há dez anos inaugurou a sede do CEI enquanto Presidente da República, reconheceu que chegou o momento de reforçar a cooperação entre as duas nações.

O actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações defendeu que essa aproximação será «importante» para os dois países saírem da crise: «O momento é de reforço da cooperação, do conhecimento, das culturas, das identidades, dos trabalhos em conjunto, porque a crise que atravessamos necessita de solidificar novas solidariedades, senão não vamos lá», afirmou. E acrescentou que neste contexto «é preciso um pensamento alternativo, um pragmatismo de desenvolvimento e de cultura de que estamos deficitários».

Bolo de aniversário selou década do Centro de Estudos Ibéricos

«Os dez anos do CEI são uma surpresa»

Sobre o autor

Leave a Reply