Arquivo

Os deputados não se medem à página

Bem pode o cabeça de lista da Coligação PAF, com jactância, apregoar uma folha de serviço no Parlamento, nestes 4 anos, de 36 páginas!, que os guardenses não alteram a sua opinião: não conhecem.

E para a realidade do Distrito da Guarda são páginas que valem pouco.

Os deputados da Direita, uma vez eleitos, esqueceram a Guarda.

Para segurar o seu lugar foram sempre mais “deputados do Partido” do que “Deputados do Distrito”.

A candidatura do PS quer construir um novo conceito de proximidade entre os eleitores e os eleitos, prestigiando a actividade parlamentar.

O Espaço Cidadão, na Guarda, é um novo conceito que dá dignidade no relacionamento com a sociedade civil; “Venha tomar um café com o deputado” é, tão só, a forma minimalista de expressar uma noção que, mais que um momento informal de convívio, empresta eficácia e afectividade num relacionamento político que se quer de proximidade.

A constituição de grupos sectoriais de apoio e consulta dos Deputados do PS/Guarda – Saúde, Educação, Economia e Emprego, Agricultura e Ambiente, Cultura, Segurança social, Desporto e Tempos Livres – envolvendo dezenas de cidadãos especializados nessas temáticas, é um sinal muito nítido do interesse que temos numa cidadania participativa ao longo da legislatura.

Para esta candidatura do PS no círculo eleitoral da Guarda os cidadãos contam mesmo, a todo o tempo, na definição das políticas.

Nós não esquecemos que o deputado tem apenas um poder delegado e que o verdadeiro poder reside no Povo; nós assumimos que o deputado é um mero procurador do Distrito na Assembleia da República; nós temos consciência que o verdadeiro desígnio de um deputado é servir, ser um agente do serviço público, a tempo inteiro, em todo o território distrital.

São estes conceitos e valores que nos vão tornar deputados diferentes e melhores e com isso prestigiar o Parlamento e o exercício da função.

Para nós, o Deputado é que define o sentido e o objectivo do cargo que desempenha. Não é o cargo que molda o desempenho e a forma de ser e de estar de quem o exerce.

Os deputados não se medem à página…

Por: Santinho Pacheco, cabeça de lista do PS pelo círculo da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply