Arquivo

Os de lá

Nadador Salvador

Nestas eleições há “gente de cá”, os do PSD, e “gente de lá”, o socialista Francisco Assis. A mensagem implícita é que os de cá é que são bons e os de fora não prestam (o blog gentedeca, confirma: «Gente que, ao contrário de outra» e blá, blá…). Tretas.

O senhor Assis que o PS mandou vir (?!) de Amarante é homem experimentado em muitas lides. Sabe, como poucos, esgueirar-se por entre camaradas ressabiados e de moca na mão quando os quis impedir de adorarem a Fátima (não a dos pastorinhos, mas a das praias de Copacabana e de Felgueiras). Depois foi p’rá Europa. Ia quase todos os dias de TGV para o emprego (bom, só de Paris para Bruxelas, que para Estrasburgo ia no Regional, pois comboios de “Grande Vitesse” é só para quem pode e em Strasbourg… podem, mas não querem)… O melhor da terra do senhor Assis não é o Mosteiro de S. Gonçalo (por quem rezo todas as manhãs pela saúde do Padre Pires), nem sequer o Museu Amadeo de Souza-Cardoso (que me recomendou o mestre de arte Alves Ambrósio), o melhor é a minha companheira matinal: a aguardente de Ponte Marante (quando puder, senhor Assis, traga de lá uma caixita).

Soturno, o senhor Assis foi recambiado agora para a Guarda para defender o… TGV! Não o advogou em Estrasburgo, que é uma terra rica e desenvolvida, mas defende-o agora para a Guarda… Já nem é o TGV do senhor Sócrates, pelo Alentejo, é o de Maria do Carmo pela Estação da Guarda… Só não explicou se o quer junto à A25 ou pelo percurso do fenecido IP5. Mas compreende-se, o senhor Zé Albano não lhe explicou o desnível orográfico entre a sua Celorico natal e a “cidade mais alta”. Já agora, do lado dos “de lá” também pode ficar o senhor Albano. Podem levá-lo. Não nos chateamos. Não faz cá falta, nem em Celorico, nem na Guarda.

E que nos dizem os “gente de cá”? As linhas gerais do respectivo “programa” são comoventes… pela pobreza de ideias (aproveitam-se duas ou três coisitas, e já sugeridas por outros) e falta de perspectiva para a região (devem ter feito o programa enquanto jantavam no McDonalds). Que vão «encetar diligências» para a criação de um Parque Temático da Serra da Estrela… Outro? Ou é o mesmo do candidato Crespo? Termalismo e bioclimatismo? Também como Crespo? Não sabem que o único bioclimatismo da Guarda é o do frio? E que para quem tem problemas de garganta ou respiratórios, constipações e gripes, e se dá mal com as mudanças de temperatura, o melhor é fugir da Guarda? Se calhar por isso é que falam em apoiar as adegas… Ah, e os inertes agora são um produto endógeno que necessita «de enquadramento legal que promova o empreendedorismo local»…? ufff!

Se a “gente de cá” é isto… então que venha a gente “de lá”! Fazem melhor figura e sempre ajudam o turismo, pelo menos depois virão meia dúzia de vezes mostrar a terriola à família e aos amigos. E pode ser que algum ainda venha veranear na minha praia, que está a ficar cada vez mais deserta…

Sobre o autor

Leave a Reply