Arquivo

Os benefícios da natureza nas Termas da Cavaca

As Termas da Cavaca, em Aguiar da Beira, estão a desenvolver um estudo inovador sobre o microbismo das suas águas para conhecer de «forma mais precisa» as suas qualidades terapêuticas e tirar maior partido deste recurso. A investigação está a ser realizada pelo Instituto Nacional de Recursos Biológicos, adianta Ricardo Guerra, da ABTT – Aguiar da Beira Termas e Turismo EEM.

«As características terapêuticas da água mineral da Cavaca têm contribuído para visíveis melhoras nos utentes, mas consideramos que é preciso aprofundar o conhecimento adquirido em estudos anteriores», acrescenta aquele responsável. Localizadas na freguesia de Cortiçada, a quatro quilómetros da sede de concelho, as Caldas da Cavaca foram inauguradas em 1924, ano em que obteve o alvará de exploração, graças à ação de Fernando da Silva Laires. As primeiras análises, realizadas em 1919, revelaram que a a composição das águas termais era bastante interessante em virtude da sua grande percentagem de flúor. Novas análises efetuadas 19 anos depois confirmaram tratar-se de uma água meso-termal, fracamente mineralizada, que brota a uma temperatura entre os 29 e 30 graus centígrados, possuindo ainda características hiposalinas, súlfureas, fluoretadas e titânicas.

O complexo encerrou em 1995, mas reabriu em 2005 com a recuperação do balneário termal e a instalação de novos equipamentos para satisfazer as atuais exigências do mercado. Contudo, só em 2008 chegaram os primeiros aquistas deste novo ciclo das Termas da Cavaca, que ocupam cerca de 100 hectares dominados pela natureza. Atualmente, além dos tratamentos terapêuticos, o complexo oferece também programas de bem-estar com vista ao relaxamento e revitalização do corpo e da mente humana. Em termos de estruturas, dispõe de um moderno balneário termal, circuito de manutenção, bar, parques de merendas, uma lagoa e uma capela de invocação a Nossa Senhora dos Remédios. Este ano foram requalificados os acessos, nomeadamente a estrada intermunicipal que liga os concelhos de Aguiar da Beira, Sátão e Penalva do Castelo. Para breve, prevê-se a construção de um hotel com a vertente de SPA.

Até lá, existem protocolos com nove unidades de alojamento do concelho, nomeadamente casas de turismo rural, residenciais e um hotel, de forma a permitir o acesso, em condições mais vantajosas, aos serviços disponibilizados nas Caldas da Cavaca. «Os utentes alojados nestas unidades terão um desconto na taxa de inscrição para termalismo clássico e nos programas de bem-estar termal», refere Ricardo Guerra.

Qualidades terapêuticas

As águas das Caldas da Cavaca são recomendadas para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, tratamento pouco comum noutras estâncias termais da região. São ainda indicadas para doenças músculo-esqueléticas e osteo-articulares, doenças da pele e doenças respiratórias. No área do bem-estar, propõe duche “vichy” com massagem, hidromassagem e programas hidratante, relaxante, revitalizante, anti-stress e revigorante. Mais informações em www.caldasdacavaca.pt ou pelo telefone 232 680 192.

Comentários dos nossos leitores
Alfredo Anciães alfredo.anciaes@sapo.pt
Comentário:
Apreciei
 

Os benefícios da natureza nas Termas da
        Cavaca

Sobre o autor

Leave a Reply