Arquivo

Organização do CineEco quer levar mais espectadores

Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela começa dia 20

Começa dia 20, em Seia, a 12ª edição do Cine’Eco. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela tem este ano como desafios levar mais gente aos filmes a concurso e procurar dar mais visibilidade ao certame. Ao todo concorreram mais de 100 filmes de 25 países, dos quais, como é habitual, apenas cerca de 50 foram seleccionados para o concurso. Estes filmes, na sua maioria documentários sobre a temática ambiental, serão exibidos todos os dias, a partir das 15 horas e até à meia-noite, no grande auditório da Casa Municipal da Cultura.

No Cine-Teatro, nas sessões infantis da manhã e da tarde, está prevista a exibição dos filmes “Pular a Cerca”, “Castelo Andante”, “Bambie 2”, “O Super Homem”, “King Kong”, “As Filhas do Botânico”, “Grizzly Man” e a “Marcha dos Pinguins”. Para as sessões das 18 horas, estão previstas as exibições dos seguintes filmes: “A Comédia do Poder”, “A Lula e a Baleia”, “Romance & Cigarros”, “Os Amantes Regulares”, “Diários da Bósnia”, “Maria Madalena”, “Aurora, Profissão: Repórter”, “Os Lisboetas” e a “Vida Secreta das Palavras”. Para a noite estão reservados os filmes do chamado circuito comercial – “Miami Vice”, “Match Point”, “O Leopardo”, “Voltar e Sonhar com Xangai” – películas que ainda não foram exibidas em Seia –, “O Fiel Jardineiro”, “Siriana, O Infiltrado”, “O Mundo Novo” e “Colisão”. O filme “Voo 93” e “Uma Verdade Inconveniente” ainda não foram disponibilizados para esta altura do ano pelas distribuidoras por falta de cópias.

Relativamente ao júri, a novidade é a presença da mediática Lili Caneças, que vem a Seia a convite de Lauro António, provavelmente no intuito de poder dar visibilidade ao festival nalguma imprensa nacional. O júri internacional, presidido pelo professor universitário Fernando Catarino, é composto por Medeiros Ferreira (professor universitário), Lisa França (representante do FICA – Brasil), Maria Emilia Brederode (pedagoga), Cardoso Marques (professor na UBI), Paula Guedes (actriz), Lili Caneças, Florbela Oliveira (actriz e encenadora), Panayiotis Sarantopoulo (professor universitário), Maria do Rosário Fardilha (socióloga), Artur Abreu (associação Os. XXI – Oliveira do Hospital), José Cardoso (vereador do Ambiente na Câmara de Seia), Márcia Guerra (professora na Faculdade de Pernambuco, Brasil) e Violeta Figueiredo (professora da Secundária de Seia). O Júri da Juventude é composto pelos senenses Rui Dias, João Simão, Luís Monteiro e Ricardo Gomes, entre outros. Em termos de actividades paralelas destaca-se o concerto com Wanda Stuart na abertura oficial do festival, a 21 de Outubro, e uma exposição de fotografia de Carlos Calado.

Sobre o autor

Leave a Reply