Arquivo

Organização da Feira de São Bartolomeu quer mais de 120 mil visitantes

“Xutos e Pontapés” são cabeça de cartaz da animação do certame que começa amanhã em Trancoso

A organização da histórica Feira de São Bartolomeu, que começa amanhã em Trancoso e termina dia 22, acredita que vai ser alcançado nesta edição o maior número de visitantes de sempre, superando os 120 mil de 2003. À semelhança do ano passado, o recinto da feira apresenta um total de 32.000 metros quadrados, numa organização conjunta do município e da ACITAM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Meda.

António Oliveira, presidente da ACITAM e director do certame, sublinha que as expectativas para a Feira de São Bartolomeu de 2004 passam, «como sempre», por superar a edição do ano anterior, que representou em 2003 o «máximo» em termos de visitantes. Contudo, aquele responsável acredita estarem reunidas as condições para alcançar tal objectivo, já que os expositores vão ser «praticamente os mesmos», devido ao espaço disponível. Apesar de haver alguma dificuldade em calcular o número de visitantes em cada dia, porque só existe controlo de entradas a partir das 19h30 para os espectáculos, em 2003 pagaram bilhete cerca de 60 mil pessoas, mas a organização estima que tenham entrado no recinto da feira 120 mil visitantes. «Este ano esperamos claramente ter mais de 120 mil pessoas a visitar a Feira de São Bartolomeu», considera António Oliveira. À semelhança dos anos anteriores, a política de bilhetes a preço baixo continua, apesar de haver nesta edição um ligeiro aumento após três anos de manutenção. Assim sendo, os ingressos passam a custar dois euros em vez dos habituais 1,5 euros.

O presidente da ACITAM adianta que a organização elaborou um programa «que correspondesse às expectativas de diferentes tipos de publico-alvo», realçando «cinco ou seis espectáculos» que se destacam dos restantes. «É um cartaz que nos obrigou a algum esforço do ponto de vista financeiro, mas penso que vai ser correspondido com uma grande afluência de público», acredita. Desde logo, destaque para a actuação dos famosos “Xutos e Pontapés” na noite de 21 de Agosto. Até lá, passam pelo palco principal da Feira de São Bartolomeu os Santa Maria (amanhã à noite), João Pedro Pais (sábado) e Sam the Kid (domingo). Na segunda-feira, é a vez dos espectáculos da Orquestra de Tarouca e de Fernando Figueiredo, enquanto Tony Carreira regressa a Trancoso na terça. No dia 18, está programada uma noite de música africana com a Banda Coladera, seguindo-se Ruth Marlene (dia 19), Marco Paulo (dia 20) e os “Xutos & Pontapés” (21). Por último, João Portugal encerra a edição 2004 da Feira de São Bartolomeu, depois do 15º de Festival de Folclore agendado para a Praça D. Dinis.

O certame conta este ano com 160 expositores, distribuídos por 228 lotes ou stands, com o Pavilhão Multiusos a acolher a Feira de Actividades Económicas, enquanto que na restante área do recinto desenvolver-se-á a Feira de Artesanato, a exposição do sector automóvel, maquinaria agrícola e industrial, bem como as tasquinhas típicas e a diversão. Estarão patentes expositores de actividades económicas diversas como mobiliário, materiais de construção, serviços informáticos, indústria agro-alimentar, entre outras. No recinto da Feira estarão ainda disponíveis mais de três dezenas de operadores de restauração com tasquinhas típicas, barracas de farturas e bares, bem como inúmeras diversões. O recinto da Feira dispõe ainda de uma praça de espectáculos com um palco de 180 metros quadrados equipado com duas telas de projecção colocadas lateralmente.

A Feira de São Bartolomeu é a mais antiga feira franca do país, tendo sido criada por D. Afonso III que lhe concedeu carta de Feira em 8 de Agosto de 1273. Para António Oliveira, a iniciativa tem «cada vez mais prestígio». De resto, com o processo de reestruturação iniciado no princípio dos anos 90, «o certame alcançou já um prestigio e uma dimensão que certamente a colocam como a maior do género no espaço da Beira Interior», assegura. Não obstante o estatuto já granjeado, há a intenção de introduzir no futuro «alguns melhoramentos, nomeadamente no campo da feira», sendo intenção da autarquia requalificar o terreno situado atrás do Pavilhão Multiusos através da sua pavimentação.

Feira cada vez mais procurada pelos agentes económicos

A Feira de São Bartolomeu suscita cada vez maior procura entre os agentes económicos da região e do país. Desta forma, ao longo dos últimos cinco anos, a tendência tem sido quase sempre a de um aumento do número de stands e expositores presentes. Em 1999, entre os espaços para as Feiras de Actividades Económicas e Artesanato, contaram-se 90 expositores divididos por 141 stands, contra 101 e 158, respectivamente, no ano 2000. Já em 2001, o certame da vila de Bandarra acolheu 94 expositores distribuídos por 136 stands, enquanto que em 2002, participaram 100 expositores em 158 stands. Por último, em 2003, a Feira contou com 96 expositores e 156 stands.

Sobre o autor

Leave a Reply