Arquivo

Operação Natal-Ano Novo registou 45 acidentes na região

Em Dezembro, a GNR da Guarda registou mais acidentes do que no mês homólogo do ano transacto

A Brigada de Trânsito (BT) da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 45 acidentes de viação na região durante a segunda fase da Operação Natal-Ano Novo 2006/2007. De acordo com os dados disponibilizados pela GNR, a quase meia centena de acidentes causaram três feridos graves e outros 20 feridos ligeiros.

A contagem foi realizada no âmbito da segunda fase da Operação Natal-Ano Novo 2006/2007 da Brigada de Trânsito, que se iniciou às 0h00 de dia 29 e terminou às 24 horas de terça-feira. Um dos acidentes registados no distrito ocorreu no domingo à tarde, na auto-estrada 25, próximo de Pinhel. Deste despiste de automóvel quatro pessoas ficaram feridas, tendo sido transportados para o Hospital da Guarda. No local do acidente, estiveram os bombeiros de Pinhel, Guarda e Almeida, num total de 18 efectivos e seis viaturas.

No último mês, a GNR da Guarda contabilizou 171 acidentes (mais sete do que em Dezembro de 2005), mas não se registaram mortos (à semelhança do ano transacto) e apenas três feridos graves (menos seis). Mas, em contrapartida, resultaram destes sinistros 57 feridos ligeiros (mais 25 do que em 2005). Por outro lado, a BT da Guarda passou 1.234 contra-ordenações, sendo que as patrulhas verificaram 1.116 contra-ordenações ao Código da Estrada, 514 das quais foram consideradas graves, 93 muito graves e 504 leves. Durante o mês de Dezembro foram ainda controlados em excesso de velocidade 1.133 veículos nas estradas do distrito. O relatório refere, por último, 118 contra-ordenações ao Regulamento de Transportes Automóveis (RTA). Neste período, a Brigada deteve ainda 10 automobilistas por excesso de álcool, cinco por não terem carta de condução, outro por desobediência e um por injúrias. A BT autuou igualmente 30 condutores por condução sob efeito de álcool (10 dos quais com taxa-crime), 143 por não utilizarem o cinto de segurança, enquanto outros 53 foram apanhados a falar ao telemóvel. Por outro lado, sete não possuíam o certificado de seguro e 56 circulavam sem terem efectuado a inspecção periódica obrigatória. Por fim, os agentes efectuaram 393 auxílios a condutores.

Sobre o autor

Leave a Reply