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Oito escolas da região recebem créditos horários adicionais

Ministério da Educação atribui anualmente créditos horários adicionais às escolas como incentivo à qualidade de ensino

As escolas recebem anualmente créditos horários adicionais, como um incentivo para fomentar a qualidade de ensino, com base em critérios pedagógicos que avaliam o sucesso escolar e o combate ao abandono.

Este ano, segundo o Ministério da Educação e da Ciência (MEC), registaram-se progressos nos resultados dos alunos e na eficiência de gestão. Da lista dos estabelecimentos contemplados por terem superado os critérios definidos na componente eficácia educativa fazem parte oito escolas da região – nenhuma delas da Guarda. São elas a Padre José Augusto da Fonseca (Aguiar da Beira), Agrupamento de Escolas de Pinhel, Agrupamento de Escolas do Fundão, Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), “A Lã e a Neve” (Covilhã), EB 2,3 do Teixoso (Covilhã), Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso (Vila Nova de Foz Côa), Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. Desde 2012 que o MEC tem vindo a atribuir créditos horários adicionais às escolas, como instrumento de apoio e incentivo, fomentando a qualidade do ensino, nomeadamente no que se refere à definição de orientações estratégicas, a uma boa gestão pedagógica e a uma correta utilização dos recursos.

Este ano, a análise dos resultados atingidos pelas escolas apresenta progressos relativamente aos resultados obtidos pelos alunos e à eficiência de gestão. Estes créditos são atribuídos em função dos patamares elevados de exigência, salientando progressos significativos relativamente à melhoria nas provas e exames externos por parte dos alunos, e na redução dos casos de situação de abandono ou de risco de abandono dos mesmos. Na atribuição de um crédito horário semanal adicional tem-se em conta fatores como a capacidade de gestão dos recursos, a evolução dos resultados escolares, a aferição dos resultados internos com os externos, o sucesso escolar alcançado pelos alunos, a redução da percentagem de alunos em abandono, ou o risco de abandono escolar, que são decisivas para o seu apuramento.

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