Arquivo

Oi com prejuízo de 73 milhões de euros

A brasileira Oi, empresa que controla a Portugal Telecom, apresentou um prejuízo de 73 milhões de euros (221 milhões de reais) no segundo trimestre de 2014. Há um ano, no final de junho, apresentava um lucro de 45,8 milhões de euros.

É a primeira vez, e na sequência do aumento de capital da Oi, concluído a 5 de maio, que as contas da PT Portugal aparecem totalmente consolidadas com as da Oi. A PT está sujeita a uma grande pressão concorrencial, mas melhorou o EBTIDA (meios libertos) no segundo trimestre devido a uma maior contenção dos custos, é admitido no comunicado, divulgado hoje. O prejuízo da Oi é explicado pela inscrição de uma provisão de 70 milhões de euros (211 milhões de reais) registada nas contas do trimestre, mas que não explicada.

A PT Portugal registou um crescimento de 9,5% das receitas no final do segundo trimestre deste ano, face ao período homólogo, beneficiando do impacto favorável do câmbio. Porém, sem este impacto, as receitas teriam caído 3,4% para 1.853 milhões de reais (606 milhões de euros). Em termos homólogos e em valores pró-forma o resultado acumulado no primeiro semestre da PT Portugal ascendeu a 3.808 milhões de reais (1.264 milhões de euros).

A maior quebra de receitas no segundo trimestre em Portugal registou-se no segmento residencial fixo (-7,7%), seguido do empresarial (-6%). O MEO tinha 1.190 mil clientes de televisão paga em Portugal em junho, um crescimento de 4,9% face ao período homólogo. O número de clientes de rede móvel ascendia a 6.189 mil em junho de 2014, com as receitas a recuarem 4,5% para 125 milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply