Arquivo

Obras na capela da Sacaparte com parecer «favorável»

Denúncia anónima coloca em causa legalidade da intervenção, mas Liga dos Amigos assegura que não há qualquer irregularidade

A Liga dos Amigos da Sacaparte reage com indignação a uma denúncia anónima enviada a vários órgãos de comunicação social que garantia a existência de «ilegalidades graves» numa suposta obra que estaria a ser efectuada no Convento da Sacaparte, localizado em Alfaiates, no concelho do Sabugal.

A denúncia que chegou a O INTERIOR alertava para o facto de estarem a ser realizadas «obras ilegais» no Convento da Sacaparte, actualmente em ruínas, que não estariam licenciadas pela Câmara Municipal «que nada faz para embargar as mesmas». Denunciava também que «o IGESPAR [Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico] fechou os olhos por amizades políticas com o vereador da Câmara do Sabugal perante uma intervenção num património de interesse público». Francisco Vaz, o vereador em causa, começa por dizer que «não há nenhuma obra no Convento da Sacaparte», mas sim na capela, «o que é totalmente diferente», esclarecendo que a intervenção consiste na «substituição do telhado e nada mais que isso». O também vice-presidente da Liga dos Amigos da Sacaparte sustenta que a intervenção tem «parecer favorável» do IGESPAR, comprovado por uma declaração assinada pela directora da delegação de Castelo Branco da Direcção Regional de Cultura do Centro, datado de 6 de Julho de 2010, a que O INTERIOR teve acesso.

No parecer, pode ler-se que o processo em causa «é referente ao projecto de obras de alteração da cobertura da Igreja da Sacaparte. O imóvel está abrangido pela zona de protecção da Convento da Sacaparte, classificado de Imóvel de Interesse Público». O responsável garante que a Liga também tem licenciamento por parte do município do Sabugal, mas realça que tal «nem seria necessário, porque só estamos a fazer obras no telhado». «Estamos apenas a substituir a telha na capela porque metia água e, para isso, não é preciso licenciamento», sustenta. Francisco Vaz adianta que os trabalhos começaram no início deste mês e que o objectivo é estarem concluídos por altura da primeira das duas festividades anuais, a 13 de Junho. A data oficial de inauguração está agendada para 13 de Agosto durante a festa de Nossa Senhora da Póvoa, que regista «sempre uma afluência muito grande de pessoas da região e também dos nossos emigrantes».

De resto, são as doações angariadas durante essas festividades que ajudam a comparticipar o custo das obras – que não quis revelar. «As únicas entidades que nos têm ajudado têm sido a Câmara e a Junta de Freguesia, às quais estamos muito agradecidos. Outras ajudas só do povo de Alfaiates e arredores», revela. Quanto à denúncia, confessa «ficar sempre triste quando pessoas que nunca ajudam são sempre as primeiras a querer arranjar dificuldades». Também Francisco Baltazar, presidente da Junta de Alfaiates, garante que «se não fosse a boa vontade do povo qualquer dia o telhado caía em cima das pessoas».

Ricardo Cordeiro Trabalhos estão a ser efectuados na Capela de Sacaparte, localizada perto do Convento (na foto)

Comentários dos nossos leitores
Zé Simões vaz240@hotmail.com
Comentário:
as pessoas em vez de criticarem deveriam saber o que na realidade se passa e tentar ajudar de alguma forma já que mais não fosse promover o nosso concelho e não falar mal dele ou de quem zela por ele. Ob.
 

Obras na capela da Sacaparte com parecer
        «favorável»

Sobre o autor

Leave a Reply