Arquivo

O “yodel” vanguardista de Erika Stucky no TMG

Cantora americano-suíça actua amanhã à noite no pequeno auditório depois de ter brilhado no festival “Musicas do Mundo”, de Sines

“Yodel”, o canto tradicional dos Alpes suíços, misturado com “polkas”, rock, pop alternativo e jazz vanguardista são os atributos de Erika Stucky, que actua amanhã à noite no TMG.

Esta disparidade de influências deve-se em grande parte ao facto de ter nascido em São Francisco (Califórnia) em pleno período “hippie” e regressado ao país dos seus pais, a Suíça. A cantora, que fez furor no último festival “Músicas do Mundo”, de Sines, é dona de uma voz multifacetada, a qual remete para Laurie Anderson, Meredith Monk ou mesmo Tom Waits, segundo a crítica especializada. Erika Stucky tem uma formação em jazz e toca acordeão, apresentando neste espectáculo a solo uma versão cabaret e bem humorada do seu trabalho. Ela canta em inglês e alemão/suíço composições próprias e versões de artistas tão díspares como Led Zeppelin, Doris Day, Jimmi Hendrix, Procol Harum e muito mais. Com vários discos editados, a artista tem uma assinalável carreira a solo, mas também colabora com outros projectos, nomeadamente com os conterrâneos Young Gods e Jamaaladeen Tacuma, com quem recria temas de Jimi Hendrix.

Sobre o autor

Leave a Reply