Arquivo

O voo de Rafael Pintassilgo

O hip hop é o ponto de partida de The Goldfinch Dancer, um projeto incomum na região

Expressão, paixão e sonho: são estas as palavras com que Rafael Pintassilgo, de 18 anos, descreve a sua relação com a dança. The Goldfinch Dancer é o nome do projeto desenvolvido pelo jovem natural de Trancoso, que levou para as redes sociais os seus “voos” mais recentes.

O movimento conflui-se com a realidade, desvendando a identidade de quem aprendeu a conhecer-se através da dança: «Faz parte da minha vida e um dia espero alcançar frutos com isso», confessa Rafael. A máscara que usa nas atuações traz consigo um pouco da irreverência que marca o hip hop. «Queria ter uma imagem de marca e penso que foi uma boa escolha porque acham engraçado e criativo», sublinha o jovem. A famosa máscara de Guy Fawkes – mediatizada mais recentemente no filme V de Vingança (2006) e pelo grupo Anonymus – integra as performances como um adereço, destacando a expressão do corpo ao invés da do rosto. «A base é o hip hop, mas com movimentos mais rápidos e definidos, o que não é tão comum», refere. Rafael lamenta que não haja «resposta na região», pelo que «aprendi sozinho e assim continuo, embora precisasse de alguma orientação», frisa.

Michael Jackson é a principal referência do dançarino, seguindo-se dois artistas conhecidos na internet: RussianTiger e Nonstop. «Não tenho grandes referências porque gosto de inventar e usar os meus próprios movimentos a partir dos passos base», indica Goldfinch. «O meu sonho era fazer disto profissão, mas é difícil em Portugal», considera, assegurando que «lutarei por isso e, caso não consiga, a dança estará sempre presente na minha vida».

A atuação mais marcante aconteceu há pouco tempo, quando se despediu do Agrupamento de Escolas de Trancoso perante um pavilhão «cheio», por ocasião do sarau desportivo: «Senti orgulho de mim mesmo», conta Rafael. O estilo é mais conhecido pelos jovens, mas os mais velhos também têm mostrado interesse: «O reconhecimento vem sempre, embora de maneiras diferentes», vinca. O projeto The Goldfinch Dancer já conta com 12 vídeos no youtube.

Sara Quelhas O jovem trancosense tem mais de 500 fãs no Facebook

Sobre o autor

Leave a Reply