Arquivo

O Verão na Serra da Estrela

Turistrela quer colocar a montanha como um destino turístico familiar para todo o ano

Uma montanha de experiências para toda a família é o que a Turistrela vai oferecer este Verão a quem visitar a Serra, com actividades que vão desde os desportos mais radicais aos passeios turísticos. Tudo para colocar a Serra da Estrela «no principal destino de turismo da natureza» em Portugal, salientou Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, acrescentando que a montanha possui «condições fantásticas para as várias vertentes do turismo». Neste Verão, a aposta recai nas actividades ligadas ao «turismo de natureza», uma vertente que «vai ao encontro» das pretensões das várias entidades ligadas à Serra, «nomeadamente do Parque Natural da Serra da Estrela», destaca o administrador da concessionária do turismo.

Uma das grandes atracções será o Bike Park, uma estrutura destinada aos praticantes de descida em BTT instalada nas pistas da Torre, concebido em parceria com Marco Fidalgo, um dos pilotos mais conhecidos no panorama nacional de downhill. O equipamento, o primeiro do género no país, foi inaugurado na semana passada pela concessionária de Turismo na Serra e pela Vodafone, e vai estar a funcionar até 30 de Outubro. Ao dispor dos bêtetistas estarão três pistas com cerca de 1.500 metros de extensão, para além da telecadeira que se encontra preparada com mais de 40 suportes para efectuar as subidas das bicicletas e dos pilotos. Aqui, os “riders” poderão optar pelo Downhill na pista da Lagoa Comprida, o freeride na pista da Estrela ou pelo slopstyle na pista Vodafone, um espaço concebido para altos voos e grandes acrobacias. Mas as pistas não se destinam somente aos “riders”, pois as crianças e os mais inexperientes poderão também usufruir desta estrutura. O Bike Park estará a funcionar das 10 às 17 horas, com preços que variam entre os 13 e os 20 euros. Um investimento na ordem dos 100 mil euros, entre as terraplanagens do local à colocação de obstáculos e segurança nas pistas, para além da aquisição de material de protecção e de bicicletas.

Para além desta estrutura, há ainda um vasto conjunto de actividades, especialmente concebido para a diversão em família. É o caso da canoagem com canoas e gaivotas nas Lagoas da Serra da Estrela ou os passeios pedestres e de BTT em self guide ou acompanhados, com duração de uma hora, um dia ou vários. Outra das apostas é o Geocaching, uma actividade destinada aos aficionados do Sistema de Posicionamento Global (GPS), permitindo a sua utilização enquanto se pratica modalidades como Todo-o-Terreno, rappel, escalada, bicicletas, slide, entre outros. As famílias poderão ainda aproveitar os passeios de telecadeira e programas culturais, enquanto que os mais novos se poderão deliciar com os Kites Acrobáticos de papagaios de manobras. Com este vasto leque de actividades, «inéditas no topo mais alto» da montanha, a Vodafone pretende captar nesta época o mesmo número de visitantes que a estância atingiu no Inverno passado, ou seja, «400 mil pessoas entre praticantes de desportos de neve, familiares e outros visitantes», referiu Pedro Caldas, gestor de patrocínios e eventos da Vodafone.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply