Arquivo

O S. João são dois dias na Guarda

Recriação da feira inclui música, teatro e tasquinhas, além da venda de produtos agrícolas e artesanais

Na Guarda, o S. João são dois dias. Além da tradicional festa popular das Lameirinhas, o Largo João de Deus acolhe este fim-de-semana a feira homónima organizada pela Culturguarda para a autarquia.

Como habitualmente, a ideia é recriar o ambiente de um certame que era muito procurado por vendedores e compradores no início do século XX, juntando-lhe espetáculos de teatro, música e jogos tradicionais. O recinto funciona entre as 14 e 24 horas e no sábado à noite não faltará um baile de São João, a tradicional fogueira de rosmaninho e a queima da boneca. O bailarico será animado pelos acordeões e concertina de Rodrigo Maurício, Patrícia Santos e João Paulico. Na feira poderá comprar artesanato do concelho, como cestos, cobertores de papa e tesouras de tosquia, entre outras peças, assim como esculturas de madeira, foles, ferragens e alfaias agrícolas, facas, campainhas de bronze, brinquedos tradicionais e tecelagem manual de linho. Haverá ainda produtos agrícolas, vinhos, licores, queijo, enchidos, bolos, biscoitos e compotas. Os feirantes, individuais e coletividades, são maioritariamente oriundos do concelho e do distrito da Guarda.

Para a festa ficar completa não faltarão também tasquinhas com sardinha assada, caldo verde, o típico caldo de grão e as enguias – muito requisitadas na cidade nesta altura do ano. O cartaz de animação é este ano totalmente preenchido pelas coletividades locais, que vão animar o recinto com pequenas representações teatrais, cantares, ranchos folclóricos, concertinas, bombos e jogos tradicionais. A quinta edição da Feira de S. João conta com a participação da Ronda do Jarmelo (Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo), Grupo de Cantares da Sequeira (Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira), Rancho Folclórico da CERCIG, Grupo de Cantares da Arrifana, Grupo de Cantares S. Miguel da Guarda “A Mensagem”, Grupo de Concertinas Estrelas da Serra, Rancho Folclórico de Videmonte, Aquilo Teatro, alunos de Animação Sociocultural do IPG, Grupo de Bombos “Trinta por uma Linha” (Raiz de Trinta – Associação Juvenil), Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, Rancho Folclórico da Guarda (Centro Cultural da Guarda), Grupo de Camponeses de Aldeia do Bispo (Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo) e a Egitúnica, a tuna feminina do Politécnico da Guarda.

O S. João são dois dias na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply