Arquivo

O regresso dos mortos-vivos [Acto Isolado]

observatório de ornitorrincos

Esta cena passa-se num futuro não muito longínquo, dentro de um estúdio de televisão improvisado no cemitério que alberga o mais importante debate entre os candidatos a chefe do pântano contíguo. À esquerda, Marocchi, de perfil anafado, envolto em ligaduras e acomodado dentro de um sarcófago avermelhado. À direita, Aniballlo, alto, magro e pálido, sentado na penumbra, onde a luz dos holofotes não chega. A moderar o debate está o fundador do Diário de Notícias, homem da mesma geração dos candidatos.

MODERADOR (para MAROCCHI)

Por que razão uma múmia que já mandou no charco várias vezes, que já foi líder da tropa durante uma década quer voltar a ser a o chefe da bicharada do pântano?

MAROCCHI

Por uma razão simples. Não quero que aquele zombie que está ali escondido mande seja no que for para cá do canavial.

ANIBALLO

Peço desculpa, mas não estou escondido. Estou protegido dos efeitos nocivos da luz.

MAROCCHI (para ANIBALLO)

Não me interrompa, que eu também não o interrompi.

ANIBALLO

Mas eu ainda não disse nada, como é que você me podia ter interrompido?

MAROCCHI

Lá está o senhor outra vez.

MODERADOR

Meus senhores, eu iria apelar à calma e perguntar-lhes qual é o vosso projecto político para liderar esta chafurdice em que vivemos. Mestre Aniballo, por favor.

ANIBALLO

A minha ideia é pegar nisto e não deixar os senhores lá do Governo fazer nada daquilo que eles querem.

MAROCCHI

Pois o meu projecto é muito mais simples. Eu proponho apenas ser eu a ganhar para o meu adversário perder e para os Professores Palhinhas e Marmelo não se candidatarem.

MODERADOR

As vossas propostas parecem-me ambas pretender tornar o pântano um lugar ingovernável.

MAROCCHI

Isso nunca foi um problema para mim. Eu só não quero que nenhum dos senhores professores que andam por aí sejam chefes disto.

ANIBALLO

Para mim isso também não é problema. A minha ideia é mesmo ficar a mandar nisto tudo sozinho.

MODERADOR

Última pergunta. Não pensam que alguém mais novo poderia trazer mais energia ao charco?

MAROCCHI

Meu amigo, quem já anda nisto desde Aljubarrota, já não é agora que vai desistir. Aqui estarei por muitos anos, quem sabe para um quinto mandato daqui a 20 anos.

ANIBALLO

Meu caro, eu já comi muito bolo-rei e muitas filhós, não é por causa de um défice que me vou agora engasgar ou ficar de boca aberta.

[Nesta altura, vários zombies e várias múmias levantam-se das campas na proximidade de cada um dos candidatos e saltam para o centro do palco ao som de Thriller de Michael Jackson, músico contemporâneo do tempo em que os candidatos eram ainda vivos, e interpretam a respectiva coreografia. Marocchi e Aniballo tentam os movimentos pélvicos do músico ex-negro mas fazem uma figura. As eleições são ganhas por Lance Armstrong.]

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply