Arquivo

O regresso da “Kulturlândia”

A Festa das Artes e da Cultura volta, passados dois anos, à vila de Penamacor

A Festa das Artes e da Cultura – Kulturlândia – está de regresso, dois anos depois, a Penamacor. A segunda edição do festival começa sábado e prolonga-se até dia 20. E há de tudo um pouco no cartaz deste ano: teatro, música, bailado, ateliers, exposições, uma feira do livro, palestras ou artesanato.

O projecto “Danças Ocultas” dá o pontapé de saída em matéria de concertos, no sábado, a partir das 22 horas. A banda vai subir ao palco principal do festival, que voltará a estar montado no Pátio das Tílias do Solar do Conde. No domingo, pelas 17 horas, apresenta-se, na Igreja Matriz de Penamacor, o Coro Infantil de Belgais. A partir das 22 horas, há teatro no palco principal da Kulturlândia, com Filipe Crawford, que irá apresentar a peça “A história do tigre”.

Para a noite de segunda-feira, a proposta é uma Gala de Ópera. Ao piano estará Domenico Ricci, acompanhado pelo tenor Sérgio Martins. Na noite seguinte, depois das 22 horas, regressa-se ao teatro. Desta feita, com a companhia “Teatro ao Largo” que irá apresentar a peça “Escola de Mulheres”, uma das mais emblemáticas peças de Molière, no Largo do Conde. “Música para violoncelo, viola de arco e violino debaixo de uma árvore”, com a Presa, junto à Carreira de Tiro, como pano de fundo é a proposta para a próxima quarta-feira, a partir das 19 horas. Mais tarde, pelas 22, sobe ao Palco das Laranjeiras o quarteto cubano Unión Salsera. Quinta-feira chega a Penamacor a Companhia de flamenco “Lunares”, de Raquel Oliveira. O espectáculo “Bailando Flamenco” está agendado para o Palco das Tílias, às 10 da noite. Sexta-feira, dia 18, o Teatro das Beiras leva a sua mais recente produção, “Catavento”, ao Festival das Artes e da Cultura. É no Largo do Conde depois das 22 horas. Na mesma noite, mas uma hora depois, o destaque vai para o folk de raiz celta, com os Ventos da Líria, que irão “soprar” no Palco das Laranjeiras. No sábado, dia 19, o palco principal será de Joel Xavier. No domingo, cabe ao projecto Musicalbi, de Castelo Branco, encerrar a Kulturlândia. O último espectáculo, que dará ênfase à música tradicional portuguesa, acontece no Palco das Tílias, a partir das 22 horas. Paralelamente, acontecem ateliers de expressão dramática e uma série de exposições: “A (in)visibilidade da mulher na história da arte”, “Azulejo alicatado” e “Pão Nosso”. Está ainda prevista a realização de uma feira livro e de várias mostras de artesanato.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply