Arquivo

«O projeto ajudará todos os animais que as associações e particulares com necessidades tiverem»

Cara a Cara – Daniela Sá

P – Em que consiste o Projeto de Ajuda Alimentar Animal?

R- O projeto consiste na angariação de ração e outros bens de primeira necessidade para associações animais ou para particulares com vários animais e poucos recursos.

P – Que tipo de bens os interessados podem doar?

R – Os interessados podem doar ração, medicamentos, cobertores, produtos de higiene e desparasitantes. Quem preferir pode também contribuir de forma monetária, junto dos mealheiros que colocamos em cada ponto de recolha.

P – Onde podem ser feitas as doações?

R – As doações podem ser feitas nos nossos pontos de recolha: Clínica Veterinária da Covilhã – Quinta das Ferreiras, na Boidobra, na Medical Vet, na Rua Centro das Artes, Lote 10, Loja 3, na Covilhã, ou junto das nossas voluntárias.

P – Como tem sido a adesão inicial dos covilhanenses ao projeto?

R – Penso que tem sido bastante positiva, uma vez que existem contribuições monetárias nos nossos mealheiros sempre que fazemos a recolha mensal das doações. A página oficial do Facebook para o PAAA Covilhã já tem cerca de 60 pessoas, o que pode não parecer muito mas, se tivermos em conta que não temos dinheiro para publicidade e que este número de pessoas já aderiu, considero-o positivo. Contamos que esta entrevista e outras que surjam nos media tragam mais pessoas para o projeto.

P – São necessários mais voluntários para ajudar no núcleo?

R – Sim, todos os interessados serão bem-vindos, até porque com mais pessoas poderemos mais facilmente fazer recolha de donativos e identificar aqueles que mais necessitam por todo o concelho.

P – A ajuda a pessoas que, de forma independente, recolhem animais abandonados e não têm meios para os sustentar é outro dos objetivos?

R – Sim, a ajuda a particulares faz parte dos nossos objetivos e com um maior conhecimento que as pessoas venham a ter do nosso projeto esperamos poder chegar a cada vez mais gente. Dois casos particulares que temos conhecimento e ajudamos são de uma pessoa que alimenta gatos de rua e outro que também ajuda cães e gatos.

P – Que tipos de espécies animal contam ajudar mais? Cães e gatos?

R – O projeto, por missão, ajudará todos os animais que as associações e particulares com necessidades tiverem, mas como é óbvio os animais que mais encontramos são realmente cães e gatos. Mas ainda sem certezas, diria que temos igual quantidade de cães e gatos. Por exemplo, um particular que conhecemos alimenta muitos gatos de rua, mas por outro lado trabalhamos com uma associação que tem mais cães que gatos. Por isso até crescermos mais um pouco é difícil de dizer que espécies ajudaremos mais no concelho.

P – Tem uma estimativa de quantos animais poderão ajudar no concelho?

R – Somos ainda um projeto recente e por isso ainda estamos a fazer um apanhado das pessoas particulares, do número de animais que têm a seu cargo e dos que há nas ruas. Não existem dados para o concelho da Covilhã relativamente ao número de animais abandonados, mas julgamos que serão inferiores aos valores do concelho de Castelo Branco, onde há uma média de 200 animais abandonados por ano. Por isso, uma das iniciativas que queremos realizar passa por esse levantamento e recolha de dados na rua.

E faço já o apelo a quem não sabe como começar a ajudar que vá até à nossa página do facebook, procurando por PAAA Covilhã, ou que nos enviem um e-mail para paaa.covilha@gmail.com com ruas onde saibam que existem animais abandonados a precisar de ajuda ou se têm conhecimento de alguém que recolhe animais e precisa de ajuda. Precisamos de identificar o máximo de problemas para podermos responder de forma eficaz. É claro que se tiverem disponibilidade para fazerem doações melhor, pois dependemos cem por cento do voluntariado.

Daniela Sá

«O projeto ajudará todos os animais que as
        associações e particulares com necessidades tiverem»

Sobre o autor

Leave a Reply