Arquivo

O presidente que trouxe a Renault

Faleceu Joaquim Pina Gomes, vereador e presidente da Câmara da Guarda nas décadas de 50 e 60

Faleceu recentemente o principal obreiro da instalação na Guarda da Fábrica Renault, na década de 60. Natural de Belmonte, Joaquim Pina Gomes, engenheiro civil de profissão, foi vereador da Câmara da Guarda entre 1950-58, tendo sido de seguida presidente do município até 1966. Enquanto autarca, empenhou-se profundamente no desenvolvimento do concelho numa altura em que as dificuldades orçamentais tolhiam a gestão municipal e não havia fundos comunitários.

Levou a cabo obras importantes como a reformulação e modernização da rede de abastecimento de água à cidade, a modernização do Hotel de Turismo, a ampliação do tribunal e do cemitério, a finalização da rede eléctrica do concelho e teve um contributo decisivo para a instalação de unidades industriais, caso da Renault. Numa entrevista ao “Jornal de Notícias” em 1960, Joaquim Pina Gomes teve a oportunidade de revelar as obras concluídas, em curso e a concretizar, adiantando terem sido gastos, nos seis anos anteriores, em melhoramentos na cidade e nas freguesias qualquer coisa como 20.700 contos, soma astronómica para esses tempos. Entre essas intervenções referiu a construção do Parque de Campismo e do edifício do Emissor Regional, bem como o arranjo do lago do Parque Municipal. O presidente anunciou também a edificação de uma estação de tratamento das águas do Rio Diz, um novo edifício escolar com oito salas, para além da construção de um novo liceu masculino – o existente deveria ser transformado em liceu feminino -, revelando, por outro lado, estar já escolhido o terreno para o edifício da Escola Técnica, que contava na altura com 700 alunos. Obras que levaram o diário portuense a considerar a Guarda como «um exemplo do que pode realizar uma dinâmica actividade municipal», sendo ainda um «claro testemunho da época de prosperidade que o país atravessa».

Personalidade actualmente muito pouco (re)conhecida na cidade, Joaquim Pina Gomes (1914-2004) destacou-se também na sua terra natal, tendo sido fundador e presidente dos Bombeiros Voluntários de Belmonte e vereador da autarquia durante vários executivos. Foi ainda Procurador da Câmara Corporativa entre 1961 e 1966, como representante dos municípios da Beira Baixa e Beira Alta, tendo estado ligado, quer como relator quer como participante, a importantes projectos para estas regiões. Em Lisboa e já depois do 25 de Abril de 1974 foi presidente da Junta de Freguesia do Alto Pina e deputado na Assembleia Municipal de Lisboa (1979-1983). O seu filho, Jaime Pina Gomes, destaca o facto do pai ter sido «fundamentalmente um técnico que se devotou durante toda a sua vida à causa pública e que deixou em todos os cargos que exerceu um rasto de afabilidade, competência e de grande empenhamento».

Sobre o autor

Leave a Reply