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O posicionamento

Editorial

Na nossa região existem várias escolas profissionais que desenvolvem cursos profissionais de nível secundário, bem como diversas escolas secundárias que também promovem este tipo de cursos.

Tendo em consideração o escasso número de alunos que se verifica na região, estas escolas concorrem umas com as outras no sentido de atrair os alunos que concluíram o 9º ano.

A questão que se coloca aos alunos que optam por este tipo de ensino é escolher entre o curso que pretendem seguir e, simultaneamente, entre que escola optar.

As escolas secundárias, à partida, têm vantagem na atracção destes alunos, uma vez que a relação de proximidade existente entre estas escolas e estes alunos é mais intensa.

Por outro lado, as escolas profissionais encontram-se mais vocacionadas para o ensino profissional.

O que se tem verificado é que tanto as escolas secundárias como as escolas profissionais, promovem a divulgação dos cursos que ministram, de forma muito idêntica, dando a sensação aos potenciais alunos que é tudo a mesma coisa. O que não é verdade.

As escolas profissionais que pretendem captar os alunos que optam por este tipo de ensino, deverão definir o seu “posicionamento”. É este “posicionamento” que irá permitir a estas escolas, diferenciarem-se das escolas suas “concorrentes” (secundárias).

Mas em que é que poderá consistir este “posicionamento”? Consistirá, em relevar aquelas características positivas que as diferenciam das outras escolas e, que, neste caso são:

a sua vocação para o ensino profissional, a sua longa experiência neste tipo de ensino, a sua proximidade com o tecido empresarial, a oferta de cursos mais vocacionados para as necessidades das empresas da região, as instalações e equipamentos existentes, etc.

Se as escolas profissionais não definirem elas próprias o seu “posicionamento”, serão com toda a certeza os seus potenciais alunos a fazê-lo. E estes, poderão considerar, que, nesta matéria, escolas profissionais e secundárias, são tudo a mesma coisa.

Por: Rogério Tenreiro

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