Arquivo

“O planeta precisa de ter voz”

Ana Tavares – Vencedora do Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo 2010/2011 (Crónica)

-Esperavas ganhar o Prémio Expressão / Rio Vivo?

Já ando no liceu desde o 8º ano e já tinha ouvido falar neste tipo de concurso, mas nunca tive o interesse de participar, pois achava que não conseguiria fazer um texto que fosse interessante. Mas este ano pensei de uma outra maneira: “Bem, também se tentar não perco nada com isso!”. Por isso a minha expectativa em ganhar não era muita.

-Como te surgiu a ideia de “A voz do planeta”?

O tema poderia ser livre ou ligado à sustentabilidade, e eu decidi fazer sobre algo que tivesse a ver com um problema ambiental que hoje vivemos. Eu queria fazer um texto mas não queria que fosse eu a falar sobre o nosso planeta, daí surgiu-me a ideia de dar “voz ao planeta”.

-Escreves textos pessoais no dia a dia?

Entre aulas, trabalhos para fazer, testes, amigos e família, de facto não me resta muito tempo para escrever. Mas confesso que muitas vezes, mais ao cair da noite em que tudo está mais calmo, escrevo algumas coisas, mas a maior parte são mais pessoais. E como eu gosto mais de escrever à noite, o texto “A voz do planeta” escrevi-o à noite.

-Quais os géneros de livros que preferes?

No geral prefiro drama, mas estou sempre recetiva a uma boa história, por isso leio todo o tipo de livros.

-Ler dá-te mesmo prazer?

Sim, eu gosto bastante de ler. Ler na minha opinião é bastante enriquecedor, tanto a nível intelectual como pessoal. Uma vez que a nível intelectual ficamos com uma maior capacidade pensar, refletir, raciocinar e a nível pessoal acho que por vezes muda um pouco a nossa forma de pensar.

-Que livro(s) levarias para uma ilha deserta?

São imensos os livros de que gosto, mas acho que levaria dois, “A menina que nunca chorava” e “Duas irmãs, e um rei”.

-Se fosses um animal qual gostarias de ser?

Gostaria de ser um leão porque são os reis da selva e têm uma personalidade forte tal como eu.

-Hoje é o último dia da tua vida: o que vais fazer?

Se eu soubesse qual seria o último dia da minha vida julgo que nesse dia reunia as pessoas de quem mais gosto e faria uma festa com elas.

-Que pergunta gostarias que o entrevistador te fizesse? E que resposta darias?

Gostaria que me perguntasse “O que mais gostas de fazer?”. O que mais gosto de fazer, para além de estar com as pessoas de quem gosto, é de viajar, conhecer o mundo e ver o que ele tem para nos dar.

“O planeta precisa de ter voz”

Sobre o autor

Leave a Reply