Arquivo

O mês da Paixão

Cinema, música, teatro e um colóquio sobre a Paixão de Cristo no TMG

Abril é o mês da Páscoa, mas também do Ciclo da Paixão no TMG. A proposta, que os responsáveis querem tornar anual, consiste em abordar a Paixão de Cristo e as tradições pascais nas suas mais diversas representações culturais. O ponto de partida foi dado esta semana com os filmes de Martin Scorcese e Mel Gibson, mas também há teatro, um colóquio, música e a edição de um caderno TMG.

Para a noite de sábado está agendado um dos grandes destaques da programação deste trimestre no Teatro Municipal da Guarda. Trata-se da “Cantata Profana”, um espectáculo único em Portugal em que o Quarteto Vocal de Giovanna Marini vai interpretar os Cantos da Paixão da Semana Santa de diversas regiões italianas. A compositora ensina Etnomusicologia, participou nas iniciativas do Novo Cancioneiro Italiano e é autora de inúmeras obras e arranjos musicais. Na Guarda, Giovana Marini (voz e guitarra) é acompanhada por Patrizia Bovi, Francesca Breschi e Patrizia Nasini. Na segunda-feira acontece o colóquio “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo – Monólogos de Fé ou Diálogos do Homem”, coordenado por José Manuel Mota da Romana. D. Manuel Felício (Bispo da Guarda), Maria Antonieta Garcia (professora universitária e investigadora), José Tolentino Mendonça (padre e escritor) e António Morgado (professor) são convidados a reflectir sobre as implicações desta trilogia litúrgica no Homem, na religião e na cultura. No dia 12 regressa o cinema com a visão satírica dos Monty Python. O hilariante “A Vida de Brian”, de Terry Gillian, é exibido no café-concerto.

Segue-se a apresentação de um Caderno TMG intitulado “Por dar-nos perdão…” – Da emergência do teatro pascal às tradições festivas da Quaresma, de José Alberto Ferreira. Já na Sexta-feira Santa tem lugar um Concerto de Páscoa no grande auditório, pela Camerata Ensemble da Guarda. Trata-se de uma orquestra de cordas fundada na cidade em 2004 sob orientação artística de Gustavo Delgado e direcção musical de Roberto Valdês. Ao programa estão a Sonata a 4 “Al Santo Sepulcro” RV 130 em Si Menor, de António Vivaldi; Aria da “Suite Holbergs” OP. 40, de Edvard Grieg; Sentimental Saraband, IIIº Andamento da “Simple Symphony”, de Benjamin Britten; Adágio, de Tomasso Albinoni; e Stabat Mater de Giovanni Baptista Pergolesi. O cinema volta dia 19 com o polémico “O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini, e o inédito “Ultrachrist, de Kerry Douglas Dye (26). O Ciclo da Paixão termina a 29 de Abril com uma grande produção do Teatro Corsário, companhia de Valhadolid que actua na Guarda no âmbito da Rede de Teatros de Castela e Leão. “Pasion” é a proposta e baseia-se nos quatro evangelhos do Novo Testamento, no imaginário castelhano e nas procissões de Semana Santa de Valhadolid.

Esta versão em oito cenas foi estreada em 1998 na cidade natal do grupo e «concilia de uma forma perfeita a literatura bíblica e o teatro», escreveu o jornal “El Independiente” após a passagem deste auto do Teatro Corsário pela capital espanhola. A direcção é de Fernando Urdiales e a interpretação de Rosa Manzano, Pedro Vergara, Luis Miguel Garcia, Teresa Lázaro, Javier Semprún, Carmen Pulido, Javier Juárez, Miguel Bocos, Borja G. Semprún e Olga Mansilla.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply