Arquivo

O lendário homem tigre no TMG

The Legendary Tigerman apresenta o seu último álbum, “Femina”, no sábado à noite

É o homem e o projecto de que se tem falado nos últimos tempos. The Lgendary Tigerman, o alter-ego de Paulo Furtado, actua, sábado à noite, no TMG a propósito do seu último álbum, intitulado “Femina”.

De resto, este trabalho foi o mote para uma digressão em França, onde o músico e “one-man band” originário de Coimbra foi aclamado pela crítica. O disco é o resultado de muitos encontros com mulheres, como Asia Argento, Maria de Medeiros, Peaches, Becky Lee, Rita Redshoes, Lisa Kekaula (The Bellrays), Cláudia Efe (Micro Audio Waves), Phoebe Killdeer (Phoebe Killdeer & The Short Straws), Mafalda Nascimento, Cibelle, a francesa Brigitte Fontaine e o Cais do Sodré Cabaret. Paulo Furtado assumiu recentemente que “Femina” é a concretização de «uma série de fantasias estéticas» e que as canções foram escritas propositadamente para cada uma destas mulheres. O primeiro single foi “Life Ain’t Enough For You”, seguido de “Il Mio Stomacco É Il Piu Violento de Tutta Italia”, ambos em parceria com Asia Argento.

“Femina” sucede a “Masquerade”, lançado em 2006, e tem sido elogiado em França, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e EUA. Paulo Furtado – que também fundou os Wraygunn – é o criador de um conceito de blues único em Portugal, em que os sons típicos do Sul dos Estados Unidos se juntam à irreverência e vontade de surpreender. Desde 2002 que o músico «explora as margens dos blues electrificados, com a guitarra encharcada num reverb que a atira para outro tempo», refere a produção. Não é a primeira vez que Furtado toca na Guarda com os seus dois projectos. Em 2004 e 2006 protagonizou dois concertos assombrosos no auditório municipal e no TMG, respectivamente. Pelo meio actuou no primeiro Festival da Serra da Estrela, em Valhelhas, e regressou depois com os Wraygunn ao Teatro Municipal em 2008.

Crítica não tem poupado elogios a Paulo Furtado

O lendário homem tigre no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply