Arquivo

O jardim das delícias terrenas

Extremo Acidental

Hoje falamos de jardinagem. Nos últimos meses o país entreteve-se com a discutir se um jardim deve ter relva, e caso a relva fosse uma erva daninha, qual a melhor forma de a cortar.

De acordo com o site O Meu Jardim, a melhor altura para tratar das relvas é no Outono, depois do calor mais intenso. Arrancar as relvas na Primavera fria e chuvosa pode ser já tarde demais. O site avisa que é provável que a relva fique dormente durante o Inverno.

Os cuidados a ter estão relacionados com a exposição da relva às intempéries, à seca ou à utilização intensiva. É necessário estar sempre atento às pragas e pestes a que os relvados estão sujeitos. A relva necessita de luz solar, pelo que é aconselhável retirar as folhas secas que impeçam a relva de estar sempre iluminada.

No site em português da Outlis-Wolf é relembrado que as relvas devem ser escarificadas em Março ou Abril e cilindradas em Abril ou Maio. O povo, mais dado a terra batida (tantas vezes queimada), desejoso de se livrar das relvas, há muito que as escarifica e cilindra. Este é também o tempo de retirar as ervas daninhas e de voltar a semear.

Em jardinagem, são estes os passos correctos.

Finalmente, e porque as boas ferramentas são óptimos ajudantes nas melhores práticas, é necessário escolher um bom corta-relvas. Uma máquina que corte a direito sem desculpas nem licenças, um instrumento que, em vez de gago, seja crato.

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply