Arquivo

O início do novo ano na nova Escola

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

A Escola Afonso Albuquerque foi das primeiras escolas, na Guarda, a iniciar o novo ano escolar. Com o início do novo ano letivo e a “nova escola” a funcionar (quase) em pleno, alguns alunos que no ano anterior tiveram aulas nos monoblocos e os novos alunos, estavam curiosos e até com alguma expectativa para conhecerem a nova Escola. Esta expectativa é compreensível já que atualmente a escola tem outras condições e oferece mais e melhores serviços a toda a comunidade escolar. Sem dúvida que ficámos todos a ganhar com as obras que, embora demoradas e à custa de alguns sacrifícios, nos proporcionou um equipamento moderno e da última geração. Mas, como diz o ditado popular, “nem tudo são rosas” e tivemos já algumas opiniões em relação ao arranque das aulas.

– O pavilhão desportivo ainda não está a funcionar. Concordamos que este serviço é muito importante pois evitará que os alunos tenham que se deslocar ao exterior da escola para as aulas de educação física, evitando assim atrasos para as aulas seguintes, problemas de segurança e até de saúde, pois depois de uma aula de EF têm que se deslocar para a escola e no inverno não é nada agradável nem aconselhável.

-Alguns não entendem porque os horários das turmas só são publicados no dia 9, sexta feira, para as aulas que começam no dia 12 segunda feira e dizem que isso provoca alguma ansiedade quer nos alunos, quer nos pais.

– Faltam na escola equipamentos para atividades lúdicas. Que fazem os alunos durante os intervalos das aulas? Ao que parece só existe uma mesa de ping-pong, o que é manifestamente pouco para tanta gente. Pensamos que é muito importante dar condições aos alunos para passar agradavelmente o tempo disponível e, penso eu, isto evitará que se dediquem a atividades menos próprias.

– Quero levantar também a questão do local de entrada dos alunos, que é muito reduzido e que provoca o caos no trânsito e consequentemente alguns atrasos. Quando assistimos à apresentação do projeto da nova escola, eu próprio alertei o arquiteto responsável para esse pormenor, ao que ele me garantiu que estava pensado um espaço designado por “kiss and go” no local onde estava antes a paragem do autocarro, sendo a dita paragem colocada mais à frente. Na verdade esse espaço existe mas não está a ser devidamente utilizado. O espaço fora da faixa de rodagem a vermelho devia servir para os pais pararem para largar os filhos e arrancar de novo seguindo a sua marcha. O que atualmente está a acontecer é que os pais não entram no espaço para o efeito e param na faixa de rodagem, fazendo fila na estrada, não dando consequentemente a oportunidade a outros que o queiram utilizar de o fazer. Provavelmente isso aconteça porque a maioria desconheça a utilidade do espaço por não ter sido devidamente divulgado. Temos também verificado que de manhã este espaço está a ser ocupado por alunos que por ali ficam a conversar ou à espera dos amigos, antes de entrarem na escola.

Estamos no final do nosso mandato e vamos brevemente convocar uma assembleia-geral para eleição dos novos corpos gerentes. Esperamos ter prestado um bom serviço, que quanto a nós foi o possível. Aproveitem a nova Escola e zelem pela sua boa conservação, pois, como sabemos, com a atual conjuntura de crise, as despesas do Estado estão a ser muito escrutinadas e até nesse aspeto tivemos alguma sorte, pois se fosse hoje, talvez já não fossem possíveis.

Desejamos a todos um bom ano escolar, com muitos sucessos!

O presidente da APEE,

Manuel Varelas

Sobre o autor

Leave a Reply